Sábado, 20 Abril 2024

Despachado

Nesta parte final da campanha eleitoral deste ano, a deputada federal Iriny Lopes (PT/foto) jogou para escanteio o prefeito de Vitória, João Coser (PT). A partir de agora, a petista vai para o tudo ou nada sozinha. Há quem diga que não se trata do "peso" de Coser na campanha, mas sim das relações do prefeito com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Para quem conhece esse caso de PH e Coser, sabe que há troca de figurinhas entre eles, o que gera temor de o prefeito acabar permitindo ao ex-governador ter acesso à estratégia de Iriny. Hartung, como se sabe, gerencia a campanha do maior rival na disputa em Vitória, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). E tudo o que a petista não quer é entregar seus artifícios de bandeja para o adversário. 

 

 
Marca
Interessante na disputa em Vila Velha é que dos três principais candidatos, somente um atende à antiga conjuntura política do município, que sempre foi tradicionalista e das elites políticas locais. Quem responde por esta característica é somente o ex-prefeito Max Filho (PSDB). Se não for para o segundo turno, a disputa será entre dois forasteiros.
 
Segue...
O prefeito Neucimar Fraga (PR), que rompeu esse ciclo, é baiano, chegou ao município ainda criança e já foi cobrador de ônibus, vendedor de picolé e de coxinha, além de sacoleiro. Já o delegado Rodney Miranda (DEM) é de Brasília e novato em Vila Velha, mora lá, mas mal conhece a cidade. Caso se enfrentem no segundo turno, a diferença será entre aquele que fincou raízes e outro que ainda não. 
 
Tem quem goste
O senador Magno Malta (PR), como de costume, acionou o cantor Kiko, do grupo KLB, para participar de atos de campanha de seus aliados. Os dois percorreram o município da Serra ao lado do prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Em 2010, o cantor fez corpo a corpo com o republicano em sua campanha à reeleição. Estratégia atrai é gente. As fãs, principalmente. 
 
Peso
A declaração da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva em favor da candidatura de Juninho (PPS), em Cariacica, dá um brilho ao vice que tenta conquistar a vaga de prefeito este ano. Um dos principais ativistas ambientais do país, Marina foi a estrela do primeiro turno da disputa presidencial de 2010 e, no Estado, obteve 506 mil votos (26,3%).
 
Segue...
O apoio vem em boa hora. Juninho briga com a deputada estadual Lúcia Dornelas (PT) para ver quem segue com Marcelo Santos (PMDB) ao segundo turno. Todo reforço é bem vindo. 
 
Nem ‘tchun’
Até agora, somente o candidato pelo PPS em Vitória, Luciano Rezende, manifestou interesse em participar da sabatina que será realizada pela Associação dos Amigos da Praia de Camburi, no próximo domingo (30). O tema é “Meio ambiente, Saúde e Qualidade de Vida”. Deve ser por isso. 
 
Sem arranhões
Em Alto Rio Novo (sul do Estado), a mudança do candidato a prefeito na chapa do ex-prefeito Aldo Soares de Oliveira (PSDB), o Didi, que era favorito na disputa, mas foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, não significa vitória de seu tradicional adversário, Edinho Benfica (PSD). 
 
Sem arranhões II
A candidata do grupo agora é a advogada Emanuela (PDT), então vice de Didi, considerada um nome que tem identidade com o município. A pedetista desde o início da campanha já fazia corpo a corpo com o ex-prefeito. Ele continua em campo para elegê-la. 
 
140 toques
“A decisão do TJ-SP que permitiu a alteração do atestado de óbito de (Vladimir) Herzog – jornalista morto nos porões da ditadura em 1975 - não ameniza a dor da família, mas traz conforto”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete”. Aristóteles

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/