Sábado, 20 Abril 2024

Deu a louca

O plenário da Assembleia Legislativa está dividido em relação às movimentações em torno do presidente Theodorico Ferraço (DEM). E não é para menos. Se por um lado, a reeleição do demista encontra eco nos deputados, que veem  um presidente que trabalha pelo fortalecimento do poder e não apenas visando aos interesses próprios, a forma como a reeleição está sendo discutida causa arrepio em parte da Casa.



A jogada para forçar o deputado José Carlos Elias (PTB) a colocar a PEC da reeleição para tramitar foi brutal e irritou o petebista, que até endente a dívida de gratidão com o presidente da Casa, mas não está disposto a passar por cima de um acordo entre governo do Estado e Assembleia que sempre existiu.



Ferraço se apoia no trabalho que fez de fortalecimento da Casa para disparar contra o governo do Estado. O desgaste que impõe ao governador Renato Casagrande fortalece o ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Por isso, suas movimentações reforçam a ideia nos meios políticos de que há uma jogada ensaiada entre Ferraço e Hartung, voltada para a disputa eleitoral de 2014.



Está claro que Ferraço vai partir para o ataque contra o governador Renato Casagrande que, certamente, vai contra-atacar. A situação na Assembleia está complicada, parece que deu a louca na Mesa Diretora e os ânimos ficaram exaltados na noite dessa terça-feira (14).



O problema agora foi colocado no colo do deputado José Carlos Elias. Como Ferraço colocou uma cópia no Expediente , mas sem a original, o projeto será arquivado. Se Elias levar a original para a Casa, dá a contrapartida que Ferraço espera pela proteção a ele dada no passado, mas entrará em rota de colisão com o governo.



José Carlos Elias parece ser um dos que ainda não perderam o juízo na Casa e garante que só vai colocar a PEC para tramitar depois de outubro. Resta saber se ele vai aguentar a pressão interna.



Fragmentos



1 – Ao criticar o projeto do estatuto da biodiversidade sexual, na sessão desta quarta-feira (15), o deputado estadual José Esmeraldo (PR) se perdeu no discurso. Citou a novela Avenida Brasil e vários comportamentos da obra que em nada se relacionam com a questão da homossexualidade.



2 – O grande desafio da Justiça Eleitoral este ano parece ser a utilização das redes sociais. Sem uma legislação consolidada, há muita insegurança jurídica sobre o que é abuso ou não.



3 – Enquanto isso, os candidatos de Vitória dão um show na utilização das redes sociais para chegar até o eleitor. Destaque para as fotos de Iriny Lopes no Instagram.




 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/