Segunda, 29 Abril 2024

Dianteira

 

Natural que os prefeitos eleitos patinem durante o processo de transição, tendo noção do que encontrarão pela frente somente após assumirem a cadeira, ou muitas vezes bem depois. Nos principais municípios da Grande Vitória, os próximos gestores protagonizam movimentos distintos. Luciano Rezende (PPS), em Vitória, coloca em prática sua proposta de ouvir a população. Em Vila Velha, Rodney Miranda (DEM) ainda parece meio perdido, e tenta um entendimento com o prefeito Neucimar Fraga (PR) – isso lá é possível? Juninho (PPS), em Cariacica, apesar de ser vice-prefeito, não é íntimo da máquina e se rende ao empresariado, que tem muitos interesses no município. Os três são os novatos da história. Já Audifax Barcelos (PSB/foto), que é do ramo, está com a mão na massa. Fala com antecedência sobre gastos, medidas de cortes em contratos e cargos comissionados, e etc. Ou seja, iniciará o mandato ambientado, sabendo o que fazer, e em condições de resolver os pepinos, enquanto os demais primeiro terão que identificar o território, para depois abrir o saco de problemas. Sinal de que o socialista está alguns passos à frente. Quem encostará logo depois? 
 
Segue...
O caso de Juninho merece comentários a mais. Nos bastidores, correm informações de que a presença na equipe de transição do prefeito eleito de Nilson Mesquita, do Grupo Meridional, e de José Luiz Kfuri, consultor imobiliário, remete ao “filé mignon” que tem em Cariacica, a Rodovia Leste-Oeste – em construção - e uma área de cinco milhões de metros quadrados para uso oficial. Os olhares dos empreendedores estão voltados para lá. A conferir.
 
Já Rodney...
Deve imprimir sua marca na prefeitura de Vila Velha: o rei dos espetáculos midiáticos. Está escrito.
 
Perdeu o batismo
Cachoeirense antigo, que acompanha Theodorico Ferraço (DEM) desde sempre, comenta a nova fase do presidente da Assembleia Legislativa. Antes, ele era o Ferraço. Agora é somente Theodorico. Ferraço passou a ser só o filho, o senador Ricardo Ferraço (PMDB).
 
Emplacou
Artigo assinado pelo governador Renato Casagrande ocupa espaço no jornal O Globo. Adivinhe o assunto? Royalties, claro! 
 
Elefante branco
Aliás, mais um decreto de Casagrande remaneja os recursos que deveriam ser investidos no Cais das Artes. Desta vez, quase R$ 3 milhões, que foram para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Veja o que virou a “menina dos olhos” de Hartung. Obras abandonadas e milhões e milhões em jogo.
 
Apressado
Chama atenção ainda ato do governador publicado no Diário Oficial, anunciando a 5ª Conferência Estadual das Cidades – “Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já!” Repare a data: entre 13 e 21 de 2013. Mas quanta antecedência...
 
Pagando pra ver
Também no Diário, uma portaria assinada pelo procurador geral de Justiça, Eder Pontes, disciplina o uso do estacionamento na sede do Ministério Público do Estado (MPES), em Vitória. Será que agora os nobres membros da instituição deixarão de estacionar seus carros em cima da calçada?
 
Farsa
Quantas crianças as poluidoras irão enganar este ano em seus estandes na Feira do Verde, em Vitória?
 
140 toques
“Concluímos ontem [quarta-feira, 28], na Feira do Verde, o decreto que regulamenta o Fundambiental [Fundo Municipal de Meio Ambiente]”. (Vereador de Vitória – Serjão Magalhães – PSB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"A política é a condução dos negócios públicos para proveito dos particulares." Ambrose Bierce  

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/