A pesquisa Brand/Século Diário publicada nesta terça-feira (27) mostra a consolidação do segundo turno no município de Vila Velha entre os ex-prefeitos Neucimar Fraga (PSD) e Max Filho (PSDB). Com um campo bem congestionado de nomes no município, as articulações dos que não passarem para a segunda etapa será a de rearranjar as forças nos palanques que travarem o novo confronto.
Neste cenário, como fica a movimentação do prefeito Rodney Miranda (DEM) na cidade? Com uma rejeição muita alta, ele aparece em primeiro – 34,5% dos eleitores entrevistados pela Brand não votariam de jeito algum no demista – ter Rodney Miranda no palanque no segundo turno não deve ser uma prioridade dos candidatos que forem disputar a nova etapa.
O prefeito desde o início de sua gestão sofre com a queda de popularidade, que não conseguiu reverter, nem com a ajuda de seu aliado de primeira hora, o governador Paulo Hartung (PMDB). Dos candidatos colocados, o que deve atrair mais a atenção dos adversários do segundo turno é o deputado estadual Rafael Favatto (PEN), com pouca rejeição e alguma capilaridade no município ele pode ser interessante no palanque.
Quanto ao governador Paulo Hartung sua presença nos palanques não é esperada, evidentemente, mas também não terá como reivindicar a paternidade de nenhum dos lados. Ele até tenta se infiltrar no palanque de Max Filho, mas a candidatura do tucano é dele e mais ninguém.
Disse não quando Hartung quis e entrou na disputa, atendendo ao chamado do tucanato nacional que precisava de uma candidatura forte no Estado, depois da saída da disputa em Vitória, do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas. Além disso, Max Filho também conversa bem com o ex-governador Renato Casagrande, o que não significa que o socialista também terá seu espaço no palanque tucano.
O ex-prefeito Neucimar Fraga não é um aliado de Paulo Hartung também. Até tentou se aproximar do governador, mas não conseguiu em um primeiro momento. E como a imagem de Hartung remete à de Rodney, o ex-prefeito também não deve fazer questão de ter governador no palanque.
Fragmentos
1 – O juiz da Vara Eleitoral de Linhares Fernando Cardoso Freitas, suspendeu nessa segunda-feira (26) a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Futura sob encomenda da TV Gazeta Norte e jornal A Gazeta por irregularidades.
2 – A Justiça entendeu que, a pesquisa não teria cumprido os requisitos do Plano Amostral. O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 26 e o resultado seria divulgado esta semana antes da data prevista para a eleição.
3 – Tem gente espalhando panfletos de candidatos em frente os prédios da Justiça Eleitoral. Falta de noção dos cabos eleitorais ou estratégia para prejudicar os adversários na disputa?