domingo, julho 20, 2025
22.9 C
Vitória
domingo, julho 20, 2025
domingo, julho 20, 2025

Leia Também:

Disputa com emoção

Sucessão à prefeitura de Vitória tomou conta da imprensa por conta, sobretudo, da profusão de pré-candidatos. Relativamente conhecidos, os candidatos, em sua maioria, aparecem bem cotados para a disputa com amplas condições de vencer o pleito.
Mas há também figuras que crescem pela mídia, sob intenso holofote, como os deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) e Sérgio Majeski (PSDB). Ambos pretendem disputar as eleições de 2016. O caso de Enivaldo é mais simples. Tem o partido na mão.
A situação de Majeski no PSDB já não é tão confortável. Os tucanos já têm um nome na manga para disputar a prefeitura da Capital. Luiz Paulo Vellozzo Lucas, atual presidente do Bandes, tem chances reais de vencer a disputa. 
Mas quais fatores explicam o bom momento de Majeski e Enivaldo. O deputado do PSD ganhou espaço com a CPI da Máfia dos Guinchos, que mexeu com motoristas, empresários dos pátios e guinchos e com os policiais militares e agentes da Guarda Municipal de Vitória. 
Como é bom de bravata, Enivaldo botou para quebrar em cima dos oficiais da PM, pegou de jeito o atual diretor do Detran, Fabiano Contarato, alegando que ele estava tendo uma postura extremamente tolerante com os donos dos pátios de estacionamento.
Enivaldo encarou um tabu chamado Contarato. Que até então, prevaleceu nas mídias com sua lábia e o seu bom-mocismo. 
Já o Majeski valeu-se de outro campo gerador de prestígio, que é a educação. Sublevou pais, alunos, e professores no polêmico caso do Escola Viva. Virou o interlocutor da comunidade escolar na Assembleia. Conquistou o respeito da população pela sua coerência e coragem em enfrentar Hartung e seus aliados. 
Esse histórico de sucesso, no entanto, não assegura a vitória nas urnas nem para Enivaldo nem para Majeski. Ainda é cedo para cravar qualquer nome. 
Há muito água ainda para passar por debaixo da ponte. Mas os demais postulantes vão ter que colocar a barba de molho. A não ser alguns que estão entrando na disputa para se aproveitar da enorme visibilidade que a eleição à prefeitura da Capital confere. Continua sendo a melhor vitrine para um político ganhar notoriedade em todo o Estado. Isso explica essa impressionante profusão de pré-candidatos. Sem dúvida, a disputa reservará muitas emoções.

Mais Lidas