domingo, agosto 31, 2025
19.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Disputa pessoal

A polarização da disputa ao governo do Estado está colocada, com a proposta de comparação entre os dois governos. Na convenção do PMDB, em seu discurso, Paulo Hartung afirmou que o projeto de Renato Casagrande é completamente diferente do seu. Não é. O projeto em discussão é o mesmo, a diferença é a conduta de cada operador em relação a ele.
 
A ideia não era essa. A fila estava organizada sem a presença de Renato Casagrande, mas graças a um acidente de percurso – a necessidade de o PSB negociar a aliança nacional -, o candidato a presidente em 2010 pelo ninho da pomba, Ciro Gomes, foi rifado da disputa em troca de apoio a seis estados, entre eles, o Espírito Santo. O que colocou Renato Casagrande, que até então costurava uma candidatura alternativa, à frente do palanque palaciano, no lugar de Ricardo Ferraço (PMDB). 
 
Uma vez no governo, Casagrande manteve o projeto, reforçou a unanimidade, mas estabeleceu uma nova forma de relação com a classe política e elite empresarial capixaba, que acabou se tornando mais conveniente do que a forma vertical com a qual se estabelecia a relação com Paulo Hartung. 
 
Além disso, o fato de Casagrande já estar em processo de reeleição, a expectativa era de Ricardo Ferraço, que também integra o projeto, ser o candidato alternativo, mas isso trombou com o interesse de Hartung em disputar a eleição. Isso levou a um acordo pré-firmado com o senador Ricardo Ferraço é mais interessante para a rotatividade dos operadores, dentro do arco de interesse da elite. 
 
Hartung, em eleito, ficará oito anos à frente do governo, o que não é uma proposta interessante para o projeto. O embate passa portanto por um jogo de interesses que vai além da mera disputa política e envolve a manutenção de um projeto político que se estende até 2025. 
 
 
Fragmentos 
 
1 – O prefeito Rodney Miranda (DEM) foi vaiado ao dar as boas vindas à presidente Dilma Rousseff na solenidade de entrega de casas em Jabaeté, em Vila Velha. As expectativas eram de que as vaias seriam para Dilma, mas o prefeito quase não conseguiu fazer seu discurso de boas-vindas.
 
2 – Ronda no município um boato de que Rodney estaria pensando em se afastar do cargo nos próximos dias. Se isso acontecer, como o vice-prefeito Rafael Favato (PEN) é candidato não poderá assumir a cadeira e quem comandará o município é o presidente da Câmara Ivan Carlini (DEM)
 
3 – Pelo jeito o convite para a visita da presidente Dilma foi entregue no gabinete do governador Renato Casagrande. Ele nesse sábado, na convenção do PSB, ao ser questionado sobre a vinda de Dilma, reclamou que ainda não havia recebido qualquer informação oficial. 

Mais Lidas