Quinta, 28 Março 2024

Dois tempos

Dois tempos

Em quatro municípios da Grande Vitória há a expectativa para segundo turno nas eleições deste ano. Mas somente na Serra, em que o prefeito Sérgio Vidigal (PDT/foto à esquerda) tem como certo o embate com o deputado federal Audifax Barcelos (PSB), a leitura é simples. Nos demais, a briga pelo segundo lugar na corrida eleitoral é acirrada e as próximas três semanas serão de muita observação para quem está em primeiro, para saber qual estratégia utilizar, dependendo do opositor. Em Vitória, Luiz Paulo (PSDB) tem que aguardar para saber se enfrentará Luciano Rezende (PPS) ou Iriny Lopes (PT). Em Vila Velha, Neucimar Fraga (PR) não sabe se enfrentará Rodney Miranda (DEM) ou Max Filho (PSDB). Em Cariacica, o mais provável é que Marcelo Santos (PMDB) enfrente Juninho (PPS), mas Lúcia Dornellas (PT) ainda corre atrás do prejuízo. O discurso muda dependendo do adversário.



Os 'Mauro'

Se não conseguir passar para o segundo turno na eleição em Vila Velha, a situação política de Max Filho (PSDB) vai se complicar. Ainda mais com a ida de seu arqui-inimigo Paulo Hartung (PMDB) para o ninho tucano. A aproximação entre o grupo de Max e Hartung, não se enganem, é uma trégua para garantir a vitória do ex-governador. Não significa amor eterno.



Aliás,

A salvação política para a família seria a ida do pai dele, Max Mauro (PTB), para a Assembleia Legislativa, na suplência de José Carlos Elias, mas isso não é nada garantido. O deputado estadual José Esmeraldo (PR) disse na morna sessão da Casa na manhã desta quarta-feira (19), que torcia para que Max Mauro vá para a Assembleia. Tem gente que deve ter se arrepiado no plenário.



Presente

Ainda na sessão, a deputada Lúcia Dornellas (PT) fez questão de destacar que era a única candidata que estava presente. Mostra como a marcação forte da imprensa está incomodando os deputados.



Cofre cheio

Enquanto boa parte dos candidatos a prefeito reclama da falta de recursos para a campanha, em Vila Velha, quem parece não ter o que reclamar é Rodney Miranda (DEM). O comentário nos meios políticos locais é que dinheiro não é problema. Quem passa pelas ruas comprova, pela quantidade de material e cabos eleitorais do candidato nas ruas.



Esquemão

Se eleito, o candidato do DEM promete levar para Vila Velha o sistema de gestão do governo Paulo Hartung. Será que isso também inclui a atração indiscriminada de empresas de grande porte, que mais prejudicam do que ajudam o município? Parece que sim.



Acabou o amor

A aparente trégua entre os deputados e a cúpula da segurança do Estado acabou. Os deputados estaduais do PR Gilsinho Lopes e José Esmeraldo criticaram o novo secretário de Justiça, André Garcia, porque estaria tentando blindar o antecessor Ângelo Roncalli. Esmeraldo disse que o secretario começou mal, exonerando gente competente. Ele se referia ao subsecretário de Justiça para Assuntos Administrativos, Marcos Antônio Costa dos Santos.



Reapareceu

O deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) começa a aparecer nas inserções dos candidatos a vereador do partido. Mas o que todo mundo quer saber é se ele vai mesmo embarcar no palanque de Rodney Miranda.



Saúde

Estranho a opinião pública descobrir só agora que o Hospital São Lucas é a sucursal do inferno. A situação é caótica há muito tempo. Mas é que antes, no governo Paulo Hartung, era proibido falar disso. Apesar de ser um espaço público, a imprensa não podia entrar nos hospitais.



140 toques

“Criação de sindicatos terá novas regras. Dentro de quais interesses?”. (Deputado federal César Colnago – PSDB – no Twitter)



Pensamento

"Em sua luta contra o resto do mundo, aconselho que você se coloque ao lado do resto do mundo". Franz Kafka

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/