sábado, agosto 30, 2025
19.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

Dono do bastão

 

O prefeito eleito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), a cada dia demonstra que as ações que dizem respeito ao seu governo estão em suas mãos, e não nas mãos do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), como indicavam todas as previsões iniciais. As declarações do demista sobre a formação de seu secretariado, deixando claro que não irá absorver quadros que têm o DNA de Hartung, leia-se Anselmo Tozi, Tião Barbosa e Haroldo Corrêa, são mais um exemplo de que Rodney não pretende dividir holofotes, nem resultados – se é que eles surgirão – com o aliado de primeira hora. Quer todo o foco somente em cima dele. Embora o prefeito eleito tenha se utilizado da justificativa de que esses três nomes estão em outro momento profissional, a postura de Rodney contraria as leituras nos bastidores, que até outro dia davam como certa a entrega de importantes pastas aos cotados. Mesmo que atuem nos bastidores, com indicações, o que também não está claro, o fato é que o demista não parece nada interessando em cravar a marca Hartung em sua administração. Muito menos associar seu mandato ao ex-governador. Também é esta impressão que tem lideranças do mercado político, já há algum tempo. Rodney se coloca como o dono do bastão. É ele quem canta de galo. O vento virou?
 
Dono do bastão II
Diante desse cenário, sobram dúvidas sobre onde serão abrigados Tião Barbosa, que orientou Rodney durante a campanha, e Haroldo Corrêa, que saiu derrotado da disputa em Vitória e integra equipe de transição do demista. Se não é na prefeitura…
 
Dono do bastão III
Tião era apontado como um provável nome para a pasta de Comunicação, mas Felício Corrêa já foi anunciado ao posto. Já Haroldo ocuparia o mesmo cargo que assumiu na gestão de Hartung, a Secretaria de Educação, que ainda tem escolha em aberto. Ao contrário dos dois, Tozi está tranquilo com seu cargo de diretoria na Cesan. E que cargo!
 
Por falar nisso…
O futuro secretário de Comunicação, Felício Corrêa, servia à empresa de marketing profissional da Rede Gazeta, a Premium. Teve ainda, por muito tempo, relação estreita com o senador Ricardo Ferraço (PMDB).
 
‘Embromation’
Papo vai, papo vem…alguém tem dúvida de que os deputados estaduais irão aprovar não só o “pacotão” do Tribunal de Justiça, mas também do Tribunal de Contas e do Ministério Público Estadual? 
 
Segue…
Aliás, essa estratégia de deixar para o fim do ano todos os projetos desse tipo, que não têm eco na população, já está pra lá de manjada. É exatamente porque nessa época as pessoas estão desmobilizadas, pensando nas festas de final de ano e etc. Ou seja, é pra fechar com chave de ouro mesmo, sem interferências.
 
Mais
Sempre interessante o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM). Foi o primeiro a dizer que o governo tem dinheiro em caixa para bancar os gastos previstos de R$ 64 milhões somente para reestruturar o TJES. Mas mudou. Nesta terça (11), aparece em A Gazeta falando de um “futuro nebuloso” e, de quebra, aproveita para voltar ao assunto do abono de R$ 2 mil que ele quis dar aos servidores, mas foi vetado. Vale tudo para tentar ficar bem na foto.
 
Mal de família
Essa da prefeita eleita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (PTB), não ter conseguido comprovar os gastos de dois dias de campanha, foi demais. Entrou nessa “roubada” para governar no lugar do tio, atolado até o pescoço em problemas, e já está encrencada. Começou “bem”. 
 
140 toques
“Hoje [terça-feira, 11] pela amanhã participei junto ao nosso governador Casagrande da inauguração dos novos precipitadores eletrostáticos da Samarco”. (Vice-governador Givaldo Vieira – PT – no Twitter). Nota da coluna: até quando os políticos do Estado irão lamber o chão para as poluidoras passarem? 
 
PENSAMENTO:
“São poucos os políticos que sabem fazer política. Mas, quando um intelectual tenta entrar nesse meio, então é o fim do mundo”. Jorge Luis Borges

Mais Lidas