Terça, 07 Mai 2024

Efeito Magno

 

O mercado político emite sinais claros de que está convencido da candidatura do senador Magno Malta (PR) ao governo do Estado, em 2014. E como a “parada” é mesmo indigesta, a tendência é as lideranças políticas se reunirem em torno da candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande, para agregar forças. Os recentes anúncios de saídas do partido comandado por Malta, que tem na ponta o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PR), já ocorrem conjugados a essa movimentação maior. A tentativa é desgastar a candidatura do senador republicano, impedindo que ele chegue ao governo. Essa reação também deixa no ar a suspeição de que Casagrande teme bater de frente com o senador, está atrás de proteção. Por outro lado, o cenário elimina de vez qualquer possibilidade de o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) sair como candidato – desde quando ele encara adversários fortes? É o "perigo Magno" fazendo efeito. 
 
Efeito Magno II
Ou seja, o projeto de unanimidade perpetuado no governo Hartung e abraçado por Casagrande, corre o risco de ir para as “cucuias”. 
 
Bem menos
Nessa história de fusão entre o PMN e o PPS, para criar a Mobilização Democrática (MD), ficou evidente que a deputada estadual Janete de Sá (PMN) precisa medir seu tamanho político. Querer se colocar em pé de igualdade com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), para levar a presidência do novo partido, é demais. 
 
Bem menos II
Ela, suplente de deputado, tomou posse em janeiro deste ano e tem uma longa jornada à reeleição. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), obteve ótimo desempenho na disputa do ano passado e está com credencial para voos ainda mais altos. Conclusão não é rápida?
 
Bem menos III
Considerando o quadro atual, até o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), estaria em melhor condição do que Janete, na falta de Luciano Rezende. 
 
Vergonha alheia
Os deputados estaduais estão dando show de baboseiras nas sessões das Assembleia Legislativa. Engraçado, porque falta de assunto não é, sobram questões sérias para eles tratarem. Querem a lista?
 
Lá e cá
Não é só no Estado que a situação ficou feia para o lado do PSDB, com toda aquela polêmica da escolha do comando do diretório em Vitória. Em São Paulo, o ninho tucano precisou adiar a escolha, devido a articulações que surgiram em cima da hora. Onde a “baixaria” foi maior, eu não sei, mas Vitória é forte concorrente.
 
Antecedência
Pronto, o governador Renato Casagrande e seu vice, Givaldo Vieira (PT), podem continuar rodando o Estado à vontade, até a disputa do ano que vem. A Casa Militar já firmou contrato com a empresa Sociedade de Táxi Aéreo Weston Ldta. Valor total anual: R$ 1.610.000,00.
 
Pior caminho
Quem pretende conhecer os detalhes do novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Guarapari, não procure no Diário Oficial. Em 28 páginas, não dá para entender absolutamente nada. 
 
140 toques
“Recebemos denúncia de constantes assaltos e furtos, sobretudo no horário da tarde/noite, na Praça do Iate, próximo à Praça dos Namorados”. (Vereador de Vitória Serjão Magalhães – PSB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A história é escrita pelo poder, a partir do poder, a serviço do poder. Romances servem para questioná-la”. Tomás Eloy Martinez

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/