Sexta, 29 Março 2024

Eleição da dúvida

Entre os 1.361 pedidos de impugnação de candidaturas de prefeitos que chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por infringir a Lei da Ficha Limpa, alguns capixabas aguardam julgamento. Mas como a Corte não vai concluir os julgamentos até domingo (7), eles vão disputar a eleição e deixar uma enorme insegurança no eleitorado.



As dúvidas causadas nos processos e ação dos advogados protelando as decisões com recursos e mais recursos vão permitir que os candidatos impugnados disputem a eleição, sem nenhum problema. Diante da brecha da Justiça, alguns candidatos tentam passar por cima da legislação e, o mais grave, enganando o eleitor.



O caso de Guarapari é emblemático, o candidato à reeleição Edson Magalhães (PPS), apesar de todos os problemas com sua candidatura, anda dizendo para o eleitor que sua candidatura está liberada. Para isso, soltou até um panfleto, com assinatura do juiz eleitoral do município para tentar legitimar a situação.



O juiz teve que se pronunciar sobre o caso diante do eleitorado e no município e o eleitor está perdido. Entre advogados da área eleitoral, a situação de Edson Magalhães é muito complicada e muito dificilmente ele conseguirá reverter a situação no TSE.



Magalhães não é o único, e em alguns casos a coisa beira a incompreensão, como a liberação da candidatura do prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo Quinta (PTB), para a disputa. O município está sob intervenção e Quinta é favorito na disputa, mesmo tendo feito a inscrição para a eleição de dentro da prisão.



As discrepâncias nas decisões da Justiça mostram que a tão festejada Lei da Ficha Limpa, por si só, não foi suficiente para moralizar as eleições e dificilmente a situação vai melhorar na disputa de 2014. Nos municípios, principalmente no interior do Estado, os eleitores podem esperar uma convocação para novas eleições em vários locais. E aí é mais dinheiro público gasto com eleição extemporânea e instabilidade política, em um ano em que a situação política e financeira do Estado já estará em crise.





Fragmentos:



1 – O ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) está realmente sentido o peso da disputa difícil que enfrenta para a prefeitura da Capital. No debate da Rádio ES, na manhã desta quarta-feira (3), ele deu umas cochiladas, o que não passou despercebido pelos adversários.



2 – Guarapari, Conceição da Barra e Presidente Kennedy não têm eleitorado suficiente para ter segundo turno. Mas tudo indica que seus eleitores vão voltar às urnas em breve.



3 – Aliás, com a quantidade de recurso para serem julgados no Tribunal Superior Eleitoral, é bom os candidatos que acham que vão reverter as coisas em Brasília perderem as esperanças. Dificilmente se julga mérito.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/