Domingo, 28 Abril 2024

Eleição quente para federal

Enquanto não se chega a uma previsão correta do que vai significar a rua nas eleições de 2014, vamos tocando o pleito do jeito que ela caminha. Vendo, por agora, através apenas da movimentação dos seus principais atores, que são os candidatos à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

Enquanto a rua não der as caras, a eleição à Câmara dos Deputados, que se afigura como uma das mais difíceis dos últimos pleitos, vai encontrar o partido do governador com dois fortes candidatos: o atual deputado federal Paulo Foletto e o secretário de Esporte do governo, o deputado estadual Vandinho Leite (de saída do PR e em vias de ingressar no ninho socialista). O PSB é um partido que tem hoje 23 prefeitos. Uma base eleitoral de peso. Coligará com quem?

Vai depender como vão depender também os demais partidos. Nenhum deles tem legenda cheia.

O PT também veio com um quarteto forte: Givaldo Vieira, Iriny Lopes, Perly Cipriano e Helder Salomão. No período das eleições municipais, as movimentações do vice-governador Gilvaldo Vieira, usando o aparelho do governo para chegar aos prefeitos, passava a impressão de favoritismo.

Mas com o tempo, a queda do prefeito de Cariacica, o Juninho (PPS), a ida do Hélder Salomão para Secretária de Assistência Social, fez sombra em Givaldo. Iriny Lopes também é uma candidata de não se ignorar. É quem sempre se elegeu deputada federal com o eleitorado do próprio PT.

O PSDB também vem forte: o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, Max Filho, Guerino Balestrassi e César Colnago. Os cálculos que rolam dão como a possibilidade, dependendo naturalmente da coligação, conquistar uma vaga para Luiz Paulo e outra para Max Filho ou Guerino Balestrassi.  

O PMDB, que sempre fez seus deputados federais à custa do governo, como o caso específico do Lelo Coimbra, vai ter dificuldade em achar o seu espaço. Não só pelas dificuldades do Lelo, como pela vontade do Camilo Cola em não disputar mais, como também pelas perdas eleitorais da deputada Rose de Freitas nas eleições passadas. Nos municípios em que predominavam, seus candidatos perderam.

Ainda tem o PDT. Vem forte com o ex-prefeito Sérgio Vidigal. Como nos demais casos vão precisar também de uma boa coligação.

Tem o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) preparando-se para disputar o pleito de federal. E tem ainda Carlos Manato indo para o PP para encontrar-se com Neucimar Fraga no PV e formar uma coligação.

A conta fecha com a deputada federal Lauriete (PSC) buscando reeleição em coligação com o PR, partido do seu marido, o senador Magno Malta. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/