Quinta, 28 Março 2024

Eleições em Cariacica: Feijão e Sonho

 

Em Cariacica, a exemplo de Vila Velha, há também um quadro de disputa, de indecisão e de tendência das eleições irem para o segundo turno. Pesquisa realizada pelo Instituto Enquet em 19 de agosto, publicada em A Tribuna, indicava a existência de 47,3% de indecisos na menção espontânea. Marcelo Santos (PMDB) liderava com 19,4%, seguido de Juninho (PPS) com 14,1% e de Lúcia Dornellas (PT) com 11,7%. A maior rejeição era a de Lúcia Dornellas, com 16%, seguida por Marcelo Santos, com 10,6%, e por Juninho, com 7,6%.
 
Antes, em 05 de agosto, outra pesquisa do Instituto Futura, publicada em A Gazeta, indicava a existência de 51,0% de indecisos e a liderança também de Marcelo Santos, em quadro geral de disputa e de tendência de segundo turno. Eleições emboladas, com os três candidatos principais com capacidade de crescimento. A julgar pelo quadro de rejeições, Juninho é o que teria maior potencial de crescimento, o que embolaria mais ainda o quadro eleitoral e a disputa.
 
Cariacica elegeu o prefeito Helder Salomão (PT) em 2004 e o reelegeu em 2008 com a proposta de romper com as práticas patrimonialistas, populistas e assistencialistas do passado. Helder governou com um perfil técnico e foco na gestão. Cresceu como liderança no município. Teve uma gestão bem avaliada que, no entanto, sofreu desgaste ao longo do segundo mandato. E não se projetou para além do município no sentido político, como era esperado. Bateu no teto. E vai ter dificuldade de eleger a sua candidata.
 
Juninho, embora rebelde, é da árvore da gestão Hélder Salomão. Lúcia Dornellas é a candidata apoiada por Hélder. Assim, na prática, as eleições em Cariacica representam uma disputa entre a gestão de Hélder Salomão, seja na “nuance” Juninho , seja na “nuance” Lúcia, e a proposta de Marcelo Santos, herdeiro político de Aloizio Santos com um perfil diferente, de foco na gestão. Por que a gestão de Helder Salomão se desgastou? Aonde Marcelo Santos vai?
 
As pesquisas qualitativas indicam que, em Cariacica, poderá ter mais chances de ganhar as eleições aquele candidato que souber mesclar e representar, ao mesmo tempo, o feijão e o sonho que estão no cotidiano e no imaginário da população de Cariacica. É e será grande, em Cariacica, a influência da chamada Classe “C” nas eleições. Esta classe, como se sabe, quer resultados imediatos, quer propostas concretas para a sua rua, o seu bairro, o seu cotidiano. Ascendeu socialmente, tem sensação de bem estar, e não quer perder o que conquistou. Este é o “componente feijão” das eleições de Cariacica.
 
Mas tem também o “componente sonho”. As pesquisas qualitativas, já há algum tempo, indicam que é grande, na população, o problema da baixa auto-estima. No imaginário da população, o município de Cariacica foi submetido durante muitos anos à gestões que teriam achacado a auto-estima da população. Na média, a população vê e percebe Cariacica como uma espécie de “gigante adormecido”. Gigante em área, gigante em potencialidade.
 
Trata-se, no imaginário, conforme já repisei aqui neste espaço, do complexo de “primo-pobre” da Região Metropolitana, daí a miragem que eles têm da cidade da Serra como “eu quero ser você amanhã”. O prefeito Helder Salomão, principalmente no primeiro mandato e início do segundo mandato, com seu foco no empreendedorismo e nas realizações em torno da gestão pública e da atração de projetos na área de logística, foi visto como um líder que estava despertando Cariacica e modernizando a máquina da prefeitura. Inclusive, em sua comunicação social, no segundo mandato, ele explorou a questão da auto-estima. Mas tudo indica que o problema da auto-estima ainda está lá. Quem vai saber trabalhar esta dimensão imaginária, mas ao mesmo tempo “concreta”, neste processo eleitoral? Quem será o “filho de Cariacica” que fala para Cariacica a linguagem de Cariacica?
 
Defendi há pouco tempo aqui neste espaço, e repito, que a questão central em Cariacica é simbólica: trata-se de gerar, no discurso e na trajetória das ações, iniciativas e projetos voltados para a conquista da auto-estima dos cidadãos. Logística e auto-estima. Este (e mais as propostas factíveis e críveis para demandas cotidianas dos bairros da cidade) é o nome do jogo em Cariacica nestas eleições.
 
Trabalhar a questão da auto-estima, está ao alcance do discurso dos filhos de Cariacica. Trabalhar a questão da logística e a questão das demandas cotidianas, dependerá de mostrar também capacidade de interlocução com o governo estadual, com os governos locais da região metropolitana de Vitória, e com o governo federal.
 
Eleições difíceis e emboladas. Eleitorado fragmentado em diversos segmentos e estratos que não permitem discursos e propostas unidimensionais. Quem vai para o segundo turno?

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/