Quinta, 25 Abril 2024

Elsa, a ameaça

Um furacão invade nossa área - o primeiro do ano. Outros foram detectados e monitorados, mas se desmancharam no ar feito boas intenções. Sendo que obedecem a uma ordem alfabética, onde foram os precedentes? Ana, em 29 de maio, passou pelas Bermudas e virou tempestade; Bill, em 13 de junho, foi para a Carolina do Norte, também sem manter a ameaça de se tornar um furacão; Claudette, em 21 de junho, provocou muitas chuvas, mas perdeu a força e morreu no mar. O pior deles foi Dany, que passou por vários estados deixando um rastro de destruição. No Alabama foi cruel: 14 mortos e 20 feridos.

*

Rondando nossos mares, Elsa atingiu o sul do Haiti na sexta-feira. Com previsão de chuvas fortes e trovoadas nesta semana. Nos mares do Caribe Elsa provocou ventos correndo a 20 milhas por hora. O Serviço Nacional de Furacões - National Hurricane Center (NHC) - começou a monitorar Elsa a 1.300 km da costa, dia 29 de junho. No dia 30 ela virou potencial furacão de categoria 5. No sábado, Elsa já era uma chuvinha à toa.

*

Efeitos colaterais: supermercados lotados, com os estoques de água se esgotando rapidamente. Longas filas nos postos de gasolina - além de encher o tanque, a maioria leva containers para estocar. No sábado o monstro perdeu a força, passando sobre Cuba no domingo como uma tempestade tropical. No ano passado minhas janelas ganharam vidros blindados contra furacões, portanto não me preocupei com as horríveis placas que precisava instalar. Um problema a menos - pagar para por, pagar para tirar.

*

Mas nunca se sabe. Os furacões são caprichosos e podem mudar de ideia de repente, sem respeitar as previsões, por mais avançada que seja a tecnologia moderna. Vinha nessa direção, mas de repente mudou de ideia e virou para a direita ou para a esquerda. Ou se desmanchou no ar, sem dar qualquer explicação. Bom para uns, ruim para outros.

*

Com ou sem furacão, domingo, quatro de julho, é o Independence Day. Os americanos comemoram com muito churrasco e o futebol que não é igual ao do resto do mundo. As lojas fazem grandes promoções.

*

Com ou sem pandemia a vida continua. Fazer o bem sem ver a quem - A Royal Caribbean emprestou um navio para hospedar as centenas de pessoas que vieram de outros estados e até do exterior para ajudar na busca de sobreviventes no prédio que desabou em Miami Beach na semana passada. Outros prédios na área estão sendo interditados.


Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/