A tecla F5 (atualização) dos computadores do secretário de Esportes Vandinho Leite e do deputado estadual Glauber Coelho deve ter ficado gasta nas últimas horas. Imagine o desespero da dupla ao atualizar insistentemente a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e constatar que não estavam filiados a nenhum partido político, situação que os deixaria fora das eleições de 2014.
Desde o final da tarde dessa segunda-feira (21), a informação de que os mais novos reforços do PSB estavam com a situação eleitoral irregular causou frisson no mercado político capixaba.
Quem torcia contra Vandinho e Glauber estava louco para comemorar a notícia. Os mais supersticiosos já atribuíam o problema a um “castigo” por ambos terem deixado o PR do senador Magno Malta pela porta dos fundos. Mas mesmos quem gorava as filiações, ponderava que era quase impossível o PSB ter cometido um erro tão grosseiro.
Ainda nessa segunda, questionada sobre o fato, a assessoria de um dos sem-partido se apressou em assegurar que a falha era de responsabilidade do TSE, que não havia atualizado os cadastros. O assessor garantiu que o problema era passageiro e que o mal-entendido seria desfeito nas próximas horas, após uma nova atualização do sistema.
Ledo engano. Nesta terça-feira (22), assim como (provavelmente) Vandinho e Glauber, os repórteres de Século Diário também recorreram à tecla F5 de dois em dois minutos. Como a situação na se alterava, o Tribunal Regional Eleitoral foi acionado e prometeu encaminhar o demanda à Corregedoria, que daria uma resposta oficial sobre o imbróglio.
Mais tarde veio a resposta improvável. As inscrições de ambos, de fato, estavam irregulares. O PSB, explicou o TRE-ES, fez o serviço pela metade. Inscreveu Vandinho e Glauber, mas não submeteu a lista ao TSE, o que não efetiva as filiações.
O TRE esclareceu que o erro pode ser corrigido. Basta que o PSB envie, dentro do prazo (até abril de 2014), a lista com os novos filiados. A Corregedoria esclareceu que, caso os nomes não constassem na relação interna do partido, o prazo (5 de outubro de 2013) teria sido perdido e os dois, sem partido, estariam fora de combate para as eleições de 2014.
Muitos vão dizer que estamos fazendo tempestade em copa d’água. Mas não é isso. A falha do partido que aspira ser um dos mais importantes do país, com candidato a presidente e tudo mais, tem de ser registrada. Por pouco, os dois reforços do partido não “ficam a pé nas eleições”.
Sem contar que o erro, que beira o amadorismo, expõe uma das mais novas estrelas do PSB, Vandinho Leite, que chega à sigla (quase) com a missão de ser um dos candidatos mais votados à Câmara dos Deputados. Ao menos por um minuto o neo-socialista deve ter pensado com seus botões: “Ah, meu Deus, por que fui sair do PR?”

