domingo, agosto 31, 2025
23.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Erros e consequências

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), pretendia, ao que parece, apresentar o Integra Vitória como uma das grandes realizações da sua gestão e apresentá-lo em sua campanha à reeleição. A princípio a ideia era a de usar a nova Leitão da Silva como uma das grandes obras de mobilidade urbana, mas o governo do Estado, na reta final da obra, tomou isso da prefeitura e aí ele teve que buscar outro caminho. 
 
Em Vila Velha, por enquanto, não há obras para serem entregues e os serviços vão de mau a pior. Em Cariacica, não dá pra dizer se a geomanta deu certo, assim como as estações de bombeamento de Vila Velha feitas para enfrentar as chuvas. O que ficou na mente do eleitor até aqui foi a fatídica viagem de Rodney Miranda (DEM) aos Estados Unidos no período de calamidade no município. 
 
Juninho (PPS) agora encontrou o caminho. Os prefeitos de Caricica e Vila Veha vão investir em mídia nesse resto de mandato para tentar levantar suas imagens. No caso de Cariacica, a coisa parece ser mais fácil. Já no caso de Rodney, reverter o retrospecto negativo da atual gestão é um tremendo desafio.
 
No caso de Luciano, a estratégia de publicidade pode ter um efeito contrário. Como o projeto Integra Vitória acabou prejudicando a população, e virando uma agenda negativa, vai ser usado na eleição, sim, mas pelos adversários para atacá-lo. Em um ano pré-eleitoral a situação pode não ser esquecida até o processo eleitoral do próximo ano. 
 
Luciano não é o único, os prefeitos atuais estão em uma situação muito complicada de norte a sul do Espírito Santo e seus adversários estão só contabilizando os desgastes para usar na eleição. E pelo jeito vai ter muita munição disponível. 
 
Como vamos ter uma eleição, aparentemente, sem dinheiro, o clima pode ficar bem pesado entre os candidatos. Neste sentido, podemos até pensar que quem tem a máquina pode se dar bem, o problema é que a máquina também está sem dinheiro. Por isso, a campanha pode endurecer, e as trocas de acusaçõespodem se tornar mais pesadas.
 
Como os eleitores estão com muito pouca paciência para os atuais gestores, e a crise política nacional pode tencionar os cenários locais, os projetos furados dos atuais gestores podem se tornar uma armadilha no caminho de suas reeleições. 
 
Fragmentos
 
1 – Saiu muito desgastado da história do Integra Vitória o subsecretário de Mobilização Popular, Anael Parente. Ele foi acusado por várias lideranças de procurar os integrantes de chapas de oposição nas associações de moradores dos bairros para tentar legitimar o programa. 

 

2 – Em entrevista ao jornal Tempo Novo, o ex-governador Renato Casagrande afirmou que com a saída do prefeito Audifax Barcelos do PSB, automaticamente, o nome do partido na disputa é o do deputado estadual Bruno Lamas. 

3 – Casagrande falou também sobre a cogitação de seu nome para a disputa em Serra, mas despistou e insistiu no nome de Lamas e lembrou também de Givaldo Vieira  (PT), que foi seu vice-governador. 

Mais Lidas