Domingo, 28 Abril 2024

Espantalhoda mudança

A incerteza eleitoral gerada pelo movimento das ruas está levando candidatos, notadamente à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, a correrem para o interior em busca de garantias. Pois na Grande Vitória, a eleição será marcada pela influência das redes sociais. Vira uma incógnita, portanto, conhecer os favoritos, embora o recente episódio da Assembleia de discussão do projeto que propunha o fim do pedágio na Terceira Ponte tenha estabelecido um marco divisor entre os deputados estaduais, favorecendo os que estiveram alinhados com a proposta de Euclério Sampaio (PDT). Isso, em princípio. Mas o que vale mesmo para a coluna, neste momento, é dar visibilidade ao movimento do interior, para conhecer as mudanças que vêm pela frente na disputa do próximo ano. Exemplos de novos peregrinos do interior do Estado são o deputado estadual José Esmeraldo (sem partido), oriundo de Vitória, como o seu colega e atual secretário de Esportes, Vandinho Leite (foto), da Serra. Um atrás da reeleição e outro de uma cadeira na Câmara dos Deputados. 
 
Fenômeno 
Em Cariacica, a desastrada gestão de Juninho (PPS) enche a bola do ex-prefeito petista Helder Salomão para a eleição a deputado federal. Pode ser entendido também como um fenômeno, porém atípico, pois ele está na Grande Vitória. 
 
Carona
Outro que pode aproveitar-se da queda de Juninho é o deputado estadual do PMDB, Marcelo Santos, que Juninho derrotou à prefeitura. Marcelo liderou quase todo o tempo a disputa, mas foi batido por Juninho às portas do fechamento do pleito. 
 
Descrédito 
Nunca é demais recorrer à recente pesquisa do Ibope para se conhecer o descontentamento da população em relação a diferentes tipos de governo, explicando a queda da presidente Dilma Rousseff e o crescimento da Marina Silva, idealizadora da Rede Sustentabilidade. 
 
No Estado...
Embora existam pesquisas, estão sob sete chaves, por óbvias razões. Pois são feitas pelos próprios interessados. O que leva a crer que se o governador Renato Casagrande estivesse escapado do descontentamento do povo com os governantes, já estaria por aí anunciando, com direito a foguetes e tudo mais.
 
Fôlego
De uns dias para cá, a candidatura do senador Magno Malta (PR) ao governo deu o ar de sua graça, com ele detonando o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) no caso da Rodosol. Revelou as benesses dadas pelo governo passado em favor da empresa que controla a Terceira Ponte.
 
Reserva
Como o projeto do ex-governador é voltar ao Palácio Anchieta, de um jeito ou de outro, um malho dessa ordem acende a possibilidade dele vir a ser substituído nessa candidatura pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB).
 
PENSAMENTO:
“A aranha vive do que tece”. João de Deus

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/