Segunda, 29 Abril 2024

​Espécies em extinção

Embora a sentença de morte súbita e inapelável já tenha sido decretada, temos essa tendência de nos agarrarmos ao que amamos, e as perdas, mesmo antecipadas, são sempre dolorosas. Afinal, foi um relacionamento constante e duradouro: mais de 50 anos juntos. Ai dos vencidos!, disse o general que perdeu a guerra. Difícil imaginar que, no final da sanguinolenta batalha, houvesse alguém preocupado em criar uma frase de efeito para os futuros colecionadores de frases de efeito.

*

Mas quem não gosta? Ao conquistar o Egito, Napoleão Bonaparte disse: Do alto dessas pirâmides, quatrocentos séculos nos contemplam. As pirâmides ainda estão lá, mas cadê o Napoleão? Virou dinamite. Na cabeceira da minha cama morava um relógio despertador. Imprescindível, irremovível, tinha a nobre função de me acordar na melhor hora do meu sono. Mesmo assim, eu não dormia sem ele. A peça, antes primordial, não me serve mais, obsoleta como as canetas de pena de ganso.

*

Levei pro GoodWill e me barraram na porta: Não aceitamos mais relógios despertadores e fitas de vídeo. E o que faremos com essas coisas das quais antes não abríamos mão? Culpa do celular, que virou coringa e faz tudo. Quem ainda tem em casa máquina fotográfica, relógio de pulso, relógio despertador, calculadora, telefone fixo, ou papel de carta, que atire a primeira pedra. Os que ainda não sumiram das listas de compras, estão na lista das espécies em perigo de extinção.

*

Antigamente a gente abria a janela e esticava o braço para saber como estava o tempo. O celular substituiu essa técnica antiga, feito bola de cristal que registra o presente e revela o futuro. Não nos desligamos de um celular ligado mesmo com os especialistas informando que nosso novo companheiro de cama faz mal para a saúde e interfere na qualidade do sono. Mas quem ouve os especialistas? Onde outrora repousava meu relógio despertador tic-taqueando a noite toda, hoje repousa um telefone celular - nunca se sabe se acontece alguma emergência.

*

Em 2004, mais de 90% dos americanos tinham em casa pelo menos um telefone fixo. Em 2023, apenas 29% dos americanos ainda mantinham o trambolho, a maioria em fazendas onde os celulares nem sempre funcionavam bem. Muitas empresas também preferem continuar com o serviço para atendimento ao cliente: mais barato. Mas o telefone condenado a viver eternamente agarrado a uma tomada na parede também está condenado a desaparecer, segundo nos previu a Pitoniza de Delfos, que sempre acertava mas também desapareceu.

*

Outra que sofreu abalos foi a escrita cursiva. Você ainda deve estar anotando um recado para a faxineira usando uma técnica obsoleta - a dobradinha papel-caneta. Nas escolas americanas, a escrita cursiva saiu do currículo mas está voltando. Pesquisas recentes revelam que a antiquada técnica de escrever à mão ativa áreas do cérebro que a digitação em um teclado não alcança.. E tem papel crucial no desenvolvimento da leitura e da personalidade. Então fico pensando, será que o celular vai viver 400 séculos, como as pirâmides, ou as coisas antigas vão voltar? Quem viver verá.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/