domingo, agosto 31, 2025
22.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Expectativas

Está se aproximando o fim do prazo para que as lideranças que desejam disputar a eleição de 2016 por outra sigla troquem de partido e as movimentações no cenário político são intensas. O caso que mais chama a atenção é o do prefeito da Serra, Audifax Barcelos. 
 
Ele está no PSB, do ex-governador Renato Casagrande, mas busca aproximação com o governador Paulo Hartung (PMDB), daí a necessidade de deixar o ninho da pomba. 
 
Em sua articulação para disputar em pé de igualdade com o deputado federal e seu antecessor na prefeitura, Sérgio Vidigal, que comanda o PDT no Estado, Audifax também quer um partido para chamar de seu. Neste sentido, trabalha pela criação do Rede Sustentabilidade. Mas o tempo passa e nada de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberar a criação do partido. 
 
Esse clima de tensão parece ter reverberado na Câmara Municipal, que vive um momento de dança das cadeiras. O prefeito vem conversando com os vereadores no sentido de formar um grupo forte para reforçar seu palanque, mas os vereadores aliados precisam saber para onde Audifax vai se o Rede não for criado, para que possam se acomodar. 
 
Paralelo a isso, o ex-secretário de Esportes Vandinho Leite prepara sua festa de filiação ao PSDB, que será nesta segunda. Não terá Aécio Neves como esperado, mas terá uma grande movimentação tucana, promovida por um dos principais articuladores do partido com os municípios hoje, o deputado federal Max Filho. 
 
O PT tem problemas mais profundos para resolver. Com três vereadores no município e iniciando um projeto de discussão da cidade, o partido precisa resolver questões internas como a possibilidade de ingerência da estadual em busca de um acordo que coloque novamente o partido em posição coadjuvante. O PDT pode pedir contrapartida pelo apoio em 2014 na proporcional, que garantiu duas cadeiras na bancada capixaba na Câmara dos Deputados para o PT, além das duas suplências. 
 
Essa movimentação também deve chamar a atenção da classe política local, já que Vandinho é uma boa aposta para terceira via em um município em que a disputa polarizada dá sinais de fadiga. Levantamentos internos realizados no primeiro semestre no município apontam que quase metade do eleitorado se cansou do revezamento Vidigal- Audifax– Vidigal, o que abre expectativas para um projeto novo no município.
 
Com 23 vagas no legislativo municipal, a Câmara da Serra atrai olhares da classe política, mas as incertezas que rondam o cenário eleitoral do município podem fazer com que os quadros esperem até os últimos momentos para escolher um ninho para se abrigar na eleição do próximo ano. 
 
 
Fragmentos
 
1 – Apenas três deputados federais do Espírito Santo votaram pela manutenção do financiamento privado nas campanhas eleitorais: Carlos Manato (SD), Marcus Vicente (PP) e Lelo Coimbra (PMDB). 
 
2 – O deputado federal Max Filho (PSDB) está em Teresina, Piauí, para proferir palestra em um encontro do partido naquele estado. O tucano fala sobre a Reforma Política e as diferenças entre o tratamento do assunto na Câmara Federal e no Senado. 
 
3 – O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), terá a oportunidade de testar sua popularidade neste fim de semana, quando acontece o “Viradão Vitória”. A festa acontece no centro da Capital, onde seu grupo  
recentemente perdeu a eleição para a associação de moradores.  

Mais Lidas