Domingo, 28 Abril 2024

Faíscas

O clima pesou em São Mateus, norte do Estado. Comentários que circulam nos bastidores da política local e nas redes sociais indicam que o prefeito Amadeu Boroto (PSB) não quer ver o promotor do município, Edilson Tigre Pereira, "nem pintado de ouro". O prefeito estaria engasgado por conta das denúncias contra sua administração atribuídas a Pereira. Uma delas, em especial, derramou o caldo de vez, por ter cogitado a possibilidade de prisão de Boroto pela acusação de fraude tributária. O burburinho foi geral e caiu no colo do promotor, embora ele tenha negado posteriormente ser autor do pedido. Já há quem diga que secretários de Boroto têm declarado, a torto e a direito, o que o prefeito pensa do promotor, em tom de ameaça. O recado teria chegado a Edilson Tigre, que reagiu tomando as providências legais. Com um detalhe diferente aqui, outro acolá, o fato é o seguinte: onde há fumaça, quase sempre há fogo. 

 

 
Outra geração
O “bloco dos insatisfeitos” do PR continua nessa ladainha de reunião. Mas nem adianta, pois não vai convencer o senador Magno Malta a desistir de sua intenção de disputar o governo. Além do mais, Malta quer mais é que o partido ganhe oxigenação, atraindo novos atores políticos. Exatamente como fez antes com os rebeldes da turma que já deixaram e os que ainda irão deixar o partido - pelo menos é o que eles garantem, todos os dias.
 
Outra geração II
O senador inclusive já começou a puxar esses nomes, ciente de que seu caminho político lhe dá essa condição. Passou para fase dois. O bloco continua na fase um.
 
Estragos
Mais uma “grita” na área de publicidade do Estado. A pernambucana Ampla Comunicação, que detém as principais contas públicas com o governo do Estado – R$ 19,9 milhões -, passou a investir no mercado local. E como dispõe do maior volume de recursos, tem deixado as demais empresas do setor sem a mínima condição de concorrência. Pra você ver, nem daqui é. 
 
Estragos II
A Ampla, vale lembrar, licita com o governo desde o segundo mandato de Paulo Hartung, dentro do grupo seleto de preferidas da publicidade. No último certame, quando arrematou dois lotes, a mesma Ampla já havia obrigado empresas capixabas a reduzir seus quadros de pessoal. Algumas até mudaram de atividade. 
 
Economia
O PMDB no Estado investe na imagem do ex-governador Paulo Hartung em propagandas na TV, no mesmo tom de sempre. O combatente do crime organizado no Estado e gestor revolucionário, que mudou o rumo do Espírito Santo. Se bobear, é a mesma propaganda há anos. De tempos em tempos, volta ao ar. 
 
Frágil
Por falar no PMDB, as declarações do deputado estadual Marcelo Santos em A Tribuna, contestando a postura do presidente regional do partido, deputado federal Lelo Coimbra, mostra que a unanimidade de Hartung balança até mesmo dentro da própria sigla. Questão central é o fato de Lelo ignorar a candidatura à reeleição de Casagrande. 
 
Prejuízo
Interessante o presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Dalton Perim (PMDB), engrossar o coro do “fogo amigo” para defender o absurdo dos incentivos fiscais do governo do Estado ao setor atacadista. O prefeito de Venda Nova do Imigrante concorda então com a renúncia fiscal de R$ 750 milhões garfados dos municípios capixabas? Começou mal. 
 
Liberou geral
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) fez a festa dos pendurados. Henrique Vargas (PRP) pode voltar à prefeitura de São Gabriel da Palha; processo por abuso de poder político e fraude nas eleições 2010 atribuídos a deputada federal Sueli Vidigal (PDT) foi extinto, e a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (PTB) não será restituída do cargo. Que “beleza” hein...
 
Liberou geral II
O caso de Vargas merece comentário à parte. Logo que os processos estouraram, eram seis servidores de seu gabinete na Assembleia utilizados na campanha eleitoral do ano passado, o que é ilegal, obviamente. Daí, no esforço para devolver o mandato a ele, esse número foi diminuindo, diminuindo, até virar um servidor apenas, que para os juízes do TRE, não cometeu irregularidade grave o suficiente. É isso mesmo?
 
140 toques
“PSDB elege novo presidente em Convenção Nacional, dia 18 de maio. Estaremos lá: eu, LP, Rita, Max Filho, Guerino, Ruy, dentre outros tucanos”. (Deputado federal César Colnago – PSDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Em política, o que não é possível é falso”. Antonio Cánovas del Castillo

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/