Domingo, 28 Abril 2024

Falta impacto

 

O governador Renato Casagrande convidou os prefeitos da Grande Vitória para opinarem sobre o “Estado Presente” e anunciou investimentos de R$ 42 milhões nos municípios para a Saúde. São ações que parecem tentar dar visibilidade à área social, que precisa ser fortalecida em sua gestão para garantir a reeleição. Fica a impressão que, superada a acomodação política da base que lhe dará sustentação, o governador vai focar na área administrativa.
 
Mas as ações parecem tímidas para quem precisa imprimir sua marca e tem menos de dois anos para isso. Na área da Segurança o governador precisa impor uma ação forte, mais consistente, ou vai acabar tendo prejuízos, até porque o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), que foi secretário de Segurança no governo passado, já anda dizendo no site da prefeitura que foi chamado para “avaliar” o programa.
 
Enquanto Casagrande der voz aos aliados de seu antecessor, que comemoram índices insignificantes de homicídios, vai continuar pagando uma conta que não lhe pertence.
 
No que diz respeito aos repasses para a Saúde, os R$ 42 milhões são insuficientes para que os municípios consigam dar uma resposta à altura do esperado à população. É bom destacar que o assédio da mídia nessa questão está aumentando e como a população faz uma confusão enorme sobre o que é responsabilidade do Estado e do município, o governador pode acumular mais esse prejuízo.
 
O Estado tem um bom secretário de Saúde, mas a pressão da iniciativa privada é grande e apoiada por parte da imprensa. Querem que o governo compre cada vez mais leitos nos hospitais particulares. Isso aumenta o faturamento na medicação e serviços prestados. Todo mundo sabe que é assim que funciona.
 
Este deve ser o ano em que Casagrande precisa ganhar pontos com o eleitor. Para fazer isso vai ter que cortar na carne. Por mais que ele relute em mexer na equipe na área de Segurança, isso se faz extremamente necessário. 
 
Já na área da Saúde, os recursos devem aumentar. Precisam aumentar, o governador tem que socorrer os municípios e descentralizar o atendimento de média e alta complexidade, ou faz isso ou vai sofrer as consequências de ações tímidas.
 
Fragmentos:
 
1 – o deputada Rose de Freitas (PMDB) tem feito campanha na Câmara tentando conquistar o apoio do baixo clero. Ela aposta em uma divisão de votos para levar a disputa para o segundo turno. Mas caso haja, a nova fase deve ter o favorito Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Júlio Delgado (PSB-MG).
 
2 – O novo coordenador de fiscalização urbanística da prefeitura de Vila Velha, Amarildo Lovatti, é outra indicação de Sergio Vidigal na cota do PDT, aliado de Rodney Miranda (DEM). A outra indicação foi a da ouvidora geral da prefeitura, Maria Jussara Iglesias, mulher do ex-deputado Délio Iglésias.
 
3 – Com o retorno de Rodrigo Colho (PT) à Assembleia, a bancada do sul passa a ter quatro deputados. Além dele estão na Casa, Glauber Coelho (PR), Theodorico Ferraço (DEM) e Marcos Mansur (PSDB). Mas não se enganem, eles não falam todos a mesma língua.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/