Quinta, 28 Março 2024

Fator Ferraço

As movimentações na Assembleia Legislativa em torno da reeleição do atual presidente da Casa, Thedorico Ferraço (DEM), tornam-se cada vez mais importantes para o jogo político de 2014.



Com o governador Renato Casagrande e o senador Magno Malta (PR) entrando duro na disputa eleitoral deste ano, o espaço político do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) fica disputado. Ainda mais quando ele sofre duas derrotas significativas: a impugnação de Edson Magalhães (PPS) em Guarapari e a estagnada da candidatura de Rodney Miranda (DEM) em Vila Velha.



Por isso, tendo um aliado de peso como Theodorico Ferraço à frente da Assembleia, garantiria um reforço nesse jogo político futuro. Daí a leitura dos meios políticos sobre o episódio da condenação de Sérgio Borges (PMDB) no Tribunal de Justiça. O que botou um ponto de interrogação na cabeça da classe política foi o momento no qual o assunto volta à tona.



Durante o governo Paulo Hartung, em que Borges chegou à presidência da mais importante Comissão Permanente da Casa, a de Finanças, o assunto simplesmente foi abafado. Agora, Borges é líder do governo e continua à frente da Comissão.



Nos bastidores da Assembleia, o nome do deputado é pule de 10 para chegar à presidência, caso a PEC da reeleição tivesse algum problema no percurso. Agora, fica difícil bancar apostas no peemedebista e Theodorico Ferraço vira candidato único ao cargo.



A condenação de Borges faz surgir nos meios políticos o sentimento de que apesar dos esforços de alguns cabeças de instituições e lideranças políticas, o arranjo institucional ainda tenta resistir à extinção. Ferraço vai ser reeleito para a Assembleia e a relação com o governador Renato Casagrande vai depender do resultado das urnas. Por enquanto, o prognóstico para o demista não é bom, mas muitas vezes se perde ganhando.



Fragmentos:



1 – Rodney Miranda (DEM) aposta suas fichas na parceria com Paulo Hartung até no jingle de campanha. Pelo jeito, a estratégia de buscar figuras de fora de Vila Velha para o palanque não tem dado muito certo, já que o candidato está estacionado.



2 – E se é para buscar estrangeiros, o candidato do PT, João Batista Babá, colocou no jingle Lula e Dilma, estrelas máximas do partido em nível nacional. No caso dele, que está bem atrás na corrida eleitoral, a estratégia também não surte efeito.



3 – Em Vila Velha o que parece ser decisivo na disputa municipal é o programa eleitoral, em que ficou evidenciada a radicalização da disputa entre Neucimar Fraga (PR) e Max Filho (PSDB). Agora é comparação de governos.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/