terça-feira, julho 1, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Favas contadas

Lá atrás, quando o povo foi às ruas do Estado contra o pedágio na Rodosol, a proposta de auditoria no contrato e a redução do pedágio já faziam parte do mesmo plano: acalmar os ânimos e buscar uma solução favorável para os envolvidos, o governo Casagrande, o antecessor Paulo Hartung (PMDB) e o consórcio da Rodosol, que reúne a “nata” da elite capixaba. Todo mundo sabia que a estratégia era exatamente deixar o tempo passar, para então colocar o processo em mais uma gaveta do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Depois dos pedidos de investigação dos aditivos feitos no governo Hartung, onde está o “x” da questão, ai mesmo que o destino não poderia ser outro. O Tribunal entra em cena, joga a culpa da prorrogação dos trabalhos no colo do Departamento Estadual de Estrada de Rodagens (DER-ES) e da própria Rosodol, mas na verdade ninguém quer mexer na história. Assim, está ótimo para todo mundo. Deram uma resposta à sociedade, os protestos acabaram, e no valor do pedágio ninguém mexe. E assim vão enrolando, enrolando…até o assunto cair de vez no esquecimento ou aparecer uma saída qualquer, pouco convincente. Se a auditoria não termina este ano, muito menos sairá em plena eleição. A pizza sempre esteve no forno.
 
Omissão
Impressionante como falta articulação no Estado no caso da espionagem da Vale, empresa que tantos prejuízos causa aos capixabas. Os movimentos sociais País afora estão mobilizados para a audiência pública que será realizada no Senado nesta quinta-feira (24), aliás, convocada pela senadora Ana Rita (PT), que é daqui. Cadê os Conselhos, entidades e a classe política? Silêncio ensurdecedor esse, hein. 
 
Omissão II
Mas, infelizmente, já nem espanta mais. Basta pensar no que vimos de declarações ou cobranças no Estado desde o início das denúncias do ex-gerente André Almeida, em março deste ano. Nadica de nada. O máximo que aconteceu foram tentativas frustradas de CPI. Uma para apurar a espionagem, outra a poluição do ar. Os petistas também não têm nada a dizer? Que coisa…
 
Sem rodeios
Dia desses, o senador Magno Malta (PR) soltou uma dessa: “a Lei de Responsabilidade Civil não existe no Espírito Santo. Caso contrário, os envolvidos no escândalo do posto fantasma de Mimoso do Sul já estariam presos”. 
 
Danou-se
O deputado federal Raul Henry, do PMDB de Pernambuco, integrou às discussões do projeto de Lei de Responsabilidade Educacional, que tramita na Câmara, um ponto que atinge em cheio muitos gestores no Estado. Para melhorar a educação no País, Henry propõe proibir a reeleição de prefeitos e governadores que tenham registrado piora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já imaginou?
 
Danou-se II
O próprio governador Renato Casagrande entraria uma fria. No último Ideb, por exemplo, de 2011, a nota ficou em 3,6 – abaixo da média nacional de 3,7 – e muito mais da meta fixada para o Estado: 5,6. Assunto rendeu repercussão negativa para o governo do Estado na imprensa nacional. 

Recuperação

A deputada federal Iriny Lopes (PT) realizou outra cirurgia nesta quarta-feira (23), desta vez em seu olho direito. Por orientação médica, ela permanecerá mais oito dias em repouso e passará, no sábado, por tratamento a laser no olho esquerdo. A coluna deseja, mais uma vez, melhoras.

 
A voz do povo
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) divulga, nesta sexta-feira (25), as contempladas do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento 2013 (PNQS). A Cesan concorre com três unidades. Se for eleita a melhor – ou uma das – empresa de saneamento do País, Jesus, o que dizer das piores? Pergunta para a população de Vila Velha.
 
Adesões
Alegre e Marechal Floriano entraram na lista (ainda pequena) das cidades capixabas que criaram seu Fundo de Desenvolvimento Municipal (FDM) para receber o dinheiro sem burocracia do governo Casagrande, do “Fundo Cidades”. Tem prefeito que ainda está dormindo no ponto.
 
Nova sede
Não tem nada de baratinho nas obras previstas para a Câmara de Linhares, no norte do Estado. A empresa N.G Engenharia Ldta receberá R$ 3,17 milhões para a missão. Salgado.  

140 toques

“Não precisa ser expert em transporte coletivo pra saber: BRTs resolvem os problemas das empresas de ônibus. O que resolve mobilidade é metro”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A saúde mental de um povo é medida pela sua capacidade de enganar a si mesmo”. Stanislaw Shatalin

Mais Lidas