Domingo, 28 Abril 2024

Figuras ocultas

A gente entra e sai todos os dias dos condomínios que enfeitam nossa paisagem diária, e nem reparamos nessas figuras invisíveis, esencias para o bom funcionamento dos bilhões de edifícios alinhados mundo a fora - ricos ou pobres, simples ou sofisticados, modernos ou caindo de velhos, todos têm sempre um porteiro à disposição de moradores e visitantes, entregadores e afins. Entre tantos presentes já empilhados sob sua árvore de natal, põe mais um para o porteiro. Ou pelo menos um panetone.

*

Quantas vezes você disse bom dia ou boa noite pro seu porteiro ou a sua...Que nome tem o equivalente feminino? Porteira não pega bem. Quantas vezes perguntou pela saúde do guardião ou guardiã da sua portaria, pelo menos enquanto esperava o elevador chegar? Sim, usualmente todos eles têm saúde, boa ou má, família, geralmente grande, carteira de identidade e CPF, ouvem o noticiário e veem novela, compram a prazo e votaram em um ou no outro. Como todo mundo.

*

Os porteiros são os coringas, mão de obra especializada para qualquer quebra-galho que se fizer necessário - queimou uma lâmpada? Chama o porteiro. A pia entupiu ou tem um vazamento no banheiro? Se ele não sabe, o bom porteiro sempre conhece alguém que sabe. Ou alguém que conhece alguém…há toda uma cadeia de especialistas em todos os setores que se referem ao seu edifício e apartamento.

*

Também fazem ou sobem as compras, tiram o lixo, chamam o apartamento vizinho, ouvem conversas no interfone, arranjam faxineiras e assistentes de mesa e fogão, vão à padaria, recolhem compras online, verificam se o carteiro já passou, Enfim, essas coisinhas mínimas do dia a dia que nem reparamos e achamos que já que o cara está parado lá na portaria, por que não pedir a ele? Também tiram gente presa no elevador ou carro agarrado na porta da garagem. 

*

Eficiência - Marta e Mauro estão no elevador do prédio do dentista, e Mauro cochicha para Marta, Devia ter ido ao banheiro… cegando ao térreo, o porteiro uniformizado lhe passa uma chave - Banheiro limpo à direita. Quando Mauro sai do banheiro o porteiro lhe passa o desinfetante de mão, Cuidado com os germes, doutor. Outra contribuição ao bem-estar comum: mesmo sem ter curso superior, todo mundo ganha título de doutor nas portarias dos prédios.

*

Os moradores vão e vêm, o porteiro fica. Ou seria o contrário? Pergunto ao oráculo do Google e acho a resposta correta: "Os porteiros desempenham um papel vital nos condomínios. Eles são os guardiões da segurança, controlando o acesso, recebendo visitantes e garantindo o bom funcionamento das operações diárias". Tais operações diárias incluem serviços de espionagem: pergunta, e eles sabem a resposta. Viu meu marido, Josias? Passou a tarde toda no apartamento da viúva. Ah, ele dá aula particular de inglês pra ela…Eu sei, mas sempre sai de lá todo sujo de batom.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/