Sexta, 03 Mai 2024

Fim de festa

Os prefeitos eleitos ainda comemoravam a vitória nas urnas do primeiro e segundo turno das eleições municipais, quando uma derrota na Câmara dos Deputados deu um choque de realidade na classe política capixaba, e apontou para uma nova conjuntura política e econômica que se inicia a partir de janeiro de 2013.



Durante a campanha foram muitas promessas eu uma previsão de tempos de mudança de norte a sul do Estado. O entusiasmo ficou parado na notícia da perda de uma boa fatia dos recursos federais que os municípios vão perder, fazendo com que os novos gestores, além de dívidas e problemas não resolvidos por seus antecessores, tenham que fechar a torneira também para os investimentos altos.



Difícil vai ser convencer o eleitor que as promessas de campanha talvez não sejam cumpridas por falta de recursos. Evidentemente que o governo do Estado vai ajudar seus aliados, até porque tem uma base enorme para acalmar. Também quem estava em outro palanque, quer virar amigo de infância de Casagrande. Mas, para o governo do Estado também a situação não é boa.



Para o governador, que pode se candidatar a reeleição em 2014, os dois próximos anos serão de grandes desafios. Manter o funcionamento da máquina, socorrer as mais de 40 prefeituras com menos de 20 mil habitantes que são dependentes do Estado e fortalecer a base são medidas necessárias para garantira a governabilidade de Casagrande.



Uma solução interessante para os prefeitos da Grande Vitória poderem dar alguma resposta para os eleitores que vão cobrar suas promessas, seria a efetivação da região metropolitana, que facilitaria a captação de recursos federais para obras de grande porte que atendam a população dos municípios inseridos na região. Muitos problemas são comuns e o diálogo entre os prefeitos, facilitaria o trabalho. Difícil é deixar a vaidade de lado e dividir responsabilidades e méritos.



O próximo ano será um grande teste para os prefeitos eleitos e para o governador. Se conseguirem surfar bem na onda das dificuldades, sairão fortalecidos. Se não conseguirem, saem desgastados e abrem espaço para os adversários políticos, sobretudo, aqueles que derrotaram este ano. Façam suas apostas.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/