Quinta, 28 Março 2024

Fio da meada

 

A cada dia que passa as evidências mostram que o esquema de corrupção instalado no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, pode ser muito maior do que se imagina. 
 
O Diário Oficial desta segunda-feira (27) confirmou a intervenção na Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis). O texto publicado no DIO-ES, que justifica a intervenção, chama a atenção para as evidências apontadas no relatório do delegado que comanda as investigações. A publicação cita o envolvimento de pessoas ligadas à Acadis em atos ilícitos. 
 
Em outras palavras, a maracutaia é tão ardilosa, envolve tanta gente, que se tornou quase impossível para o Estado fazer uma intervenção conjunta com representantes da organização. 
 
Caberá ao defensor público estadual Bruno Nascimento tomar integralmente as rédeas da Acadis, inclusive seu quadro de funcionários, já que o Estado não tem como dispensá-los de imediato, pois os educadores são responsáveis hoje pelo acompanhamento de mais de 240 adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida de internação nas unidades de Cariacica e Linhares, que eram administradas pela Acadis.
 
Nesta segunda (27), a Justiça também determinou a prisão preventiva de oito pessoas – entre elas estão a diretora-presidente do Iases Silvana Gallina e o diretor-executivo da Acadis Gerardo Mondragón. Essa turma já permanecia detida desde o dia 17 último, mas com a prisão preventiva decretada, os investigados podem ficar mais 30 dias atrás das grades. 
 
A prorrogação das prisões é mais um elemento que confirma que o delegado Rodolfo Laterza, que comanda a operação, começou a desenrolar o fio da meada, que promete ser extenso e capaz de enredar outras pessoas no esquema de corrupção do Iases. 
 
A reportagem publicada nesse domingo (26) por Século Diário também deixou uma preocupação em relação aos investigados. Na última terça, quando a reportagens levantava as informações no sítio do Inbradese – organização comprada por Mondragón com cheques sem fundos -, era possível encontrar fotos e textos que relacionavam Mondragón a Silvana Gallina. 
 
Dois dias depois, curiosamente, o site do Inbradese foi retirado do ar, e com ele todas as informações sobre os dois principais investigados. Mais um forte indício de que há pessoas empenhadas em apagar os rastros da corrupção. 
 
Agiu correto o delegado ao pedir a preventiva dos suspeitos. Ainda que existam pessoas soltas dificultando as investigações, a manutenção da prisão dos oito envolvidos deve dar tranquilidade para o delegado concluir as investigações. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/