Terça, 14 Mai 2024

Fora de sintonia

A declaração do presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RR), de que o partido deveria ter candidato próprio no Espírito Santo, mostra que a cúpula do PMDB não está em sintonia com as articulações de suas lideranças no Estado.



O PMDB está dentro da costura de unanimidade que se tenta manter no Estado. Para Raupp, a ideia de lançar o senador Ricardo Ferraço ao governo do Estado e o ex-governador Paulo Hartung ao Senado, parece ser uma forma de fortalecer o partido, ideia que seria compartilhada também pela maior liderança do partido, o vice-presidente Michel Temer.



Mas o que causou estranheza para os meios políticos é que o encontro de Raupp com as lideranças do PMDB capixaba, incluindo Ferraço e Hartung, foi há duas semanas e só agora as informações vieram a público, no dia seguinte à declaração do governador Renato Casagrande de contrariedade à candidatura de Eduardo Campos a presidência da República.



A candidatura do socialista poderia causar um racha do partido do governador Renato Casagrande, e o PMDB e PT. Mas depois desta posição firme de Casagrande, ele esfria a movimentação de Campos e restabelece a aliança, garantindo o palanque de Dilma no Estado, o que seria a preocupação de Temer.



Outra possibilidade nessa movimentação do PMDB é o de aumentar o capital político das lideranças do partido para reforçar o posicionamento no palanque de Renato Casagrande. Até porque o PT também faz parte da trinca partidária e o ex-prefeito João Coser andou tentando aumentar seu capital político lançando a ideia de que pode ser candidato a vice, senado ou mesmo a governador.



Fragmentos:



1 – Sobre o silêncio da Assembleia, que favorece indicação do secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Carlos Ciciliotti, para Tribunal de Contas, o deputado Hercules Silveira (PMDB) disse que não há qualquer constrangimento de sua parte sobre o projeto Conselheiro Cidadão.



2 – De fato, o deputado abraçou a indicação da Transparência Capixaba e da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), e é o autor da Emenda ao Regimento Interno que possibilita que qualquer cidadão que tenha condições possa ser indicado.



3 – Na verdade, a matéria publicada essa semana não se referia ao deputado, muito pelo contrário, mas aqueles que estão de olho nesta vaga a ser aberta no fim do mês e no futuro.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/