Terça, 30 Abril 2024

Futuro comprometido

Dos sete ex-prefeitos presos na manhã desta terça-feira (15), dentro dos desdobramentos da Operação Derrama, três deles colocaram em risco suas pretensões para 2014. Um, em especial, comprometeu a eleição de seu aliado ainda este ano. Edson Magalhães é o principal cabo eleitoral do candidato Orly Gomes (DEM) na eleição extemporânea de Guarapari. Preso na Operação desta terça, ele compromete seriamente a já complicada eleição de seu aliado. E mais ainda deixa a lama respingar em um aliado muito importante.



Nessa segunda, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), acompanhado do filho, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) estiveram no município para prestar apoio ao candidato do grupo.



Os outros dois que merecem destaque são os ex-prefeitos de Linhares, Guerino Zanon (PMDB) e o de Anchieta, Edival Petri (PMDB). Os dois eram prováveis candidatos a deputado estadual no próximo ano, mas diante do escândalo, ficará difícil construir esse palanque.



Os outros nomes Moacyr Carone Assad, ambos de Anchieta; Ananias Francisco Vieira (Marataízes) Ademar Devens e Luiz Carlos Cacá Gonçalves (Aracruz) já não tinham grandes pretensões para o próximo ano. E o prejuízo fica mesmo para a imagem.



Mas há uma outra questão que chamou a atenção do mercado político:  todos os presos, com pretensões políticas ou não, são aliados do ex-governador Paulo Hartung. O ex-governador que anda em viés de baixa, como ele mesmo diz, agora vai ter que lidar com mais essa.



Na eleição de outubro, Hartung esteve em Linhares e em Guarapari, pedindo votos para Guerino e Magalhães, respectivamente. Se politicamente isso é ruim para Hartung, do ponto de vista jurídico isso pode preocupar o núcleo mais próximo do ex-governador. Até porque Zanon sempre foi unha e carne de Hartung e só não se complicou antes na Justiça, onde uma volumosa lista de processos o aponta como acusado, porque o amigo sempre ajudou. E agora, vai ajudar?





Fragmentos:



1 – Embora várias lideranças políticas do Estado estejam de olho no partido que será criado pela ex-senadora Marina Silva, ainda não apareceu ninguém para colocar a cara na reta se interessando em coordenar a nova sigla. Ou tem?



2 – Que a deputada federal Rose de Freitas está insatisfeita no PMDB, isso é fato. Mas essa história de ela migrar para o PSD não deve se concretizar, por causa da fidelidade partidária.



3 – Guerino Zanon (PMDB) foi preso sem perder a linha. Pediu para afeitar-se antes ser conduzido pelos policiais do Nurocc à prisão. Elegância é tudo.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/