Terça, 30 Abril 2024

Futuro sombrio

As investigações sobre um esquema de corrupção na recuperação de crédito dos municípios mostram que o discurso pregado por Paulo Hartung nos oito anos de seu governo, no fundo, estava certo. O crime organizado não está morto, a onça não está morta. O problema é que as denúncias de corrupção que vêm à tona afetam um sistema político que justamente se alinhava ao tal do “Novo Espírito Santo”.



Os ex-prefeitos presos na operação Derrama, e as denúncias contra o presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM) afetam pessoas ligadas ao ex-governador Paulo Hartung de forma política, é claro. Hartung saiu derrotado do processo eleitoral do ano passado. Apesar de contar com o prestígio de ser ex-governador, não tinha musculatura política para dar as cartas, como gostaria, no processo eleitoral do próximo ano.



Mas tinha um trunfo: Theodorico Ferraço. Uma liderança que se alinhou a ele há pouco tempo, mas que no passado foi fundamental para sua ascensão ao poder, seria seu procurador na mesa de negociação para consolidar e reforçar o espaço do grupo.



Com o comando da Assembleia Legislativa nesse período eleitoral, Hartung poderia ter seu discurso e suas prioridades ecoadas pelo presidente do Legislativo e com a vantagem de poder contar com a capacidade de articulação, fosse ela suave ou bruta, de Ferraço, que vai de um extremo ao outro sem parar para ganhar fôlego.



Casagrande, que já mostrou ser esperto mais de uma vez, vai adotar o procedimento padrão. Vai mergulhar, até porque o escândalo não chega às portas do Palácio Anchieta, depois de passado o furação, vai contabilizar os ganhos e as perdas, sem ter que colocar a mão em nada.



Hoje Ferraço está desgastado e dependente do governador para se manter à frente do único espaço que lhe restou: a presidência da Assembleia Legislativa. Mas em se tratando de Theodorico Ferraço é sempre bom tomar cuidado. Do nada ele pode surpreender e dar a volta por cima.



Fragmentos:



1 – Theodorico Ferraço (DEM) fica na presidência da Assembleia até por total falta de alternativa na Casa. Quem aos 45 do segundo tempo vai se candidatar, articular tudo com todo o plenário, com o governo e de quebra enfrentar Ferraço, que provavelmente não venderia nada barato a sua vaga.



2 – Aliás, sobre a possibilidade de abortar o projeto Ferraço outra vez, um parlamentar foi categórico sobre o assunto: "quem vai querer mexer em um vespeiro desses?"



3 – Os jornalistas interpretaram mal as declarações do presidente do Tribunal de Contas. Não são 10 prefeituras investigadas, são 10 empresas atuando e o número de municípios é indefinido. Isso deve ter tirado o sono e o sonho de muita gente.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/