O programa de maior repercussão na história do rádio foi a 'Guerra dos Mundos', veiculado no dia 30 de outubro de 1938, um domingo. A criação foi de Orson Welles (1915-1985), que tinha apenas 23 anos de idade quando passou a dirigir o programa radiofônico chamado 'Mercury Theater on the Air' (Teatro Mercury no Ar) da rede CBS. Naquela data, ele decidiu adaptar para o rádio o romance clássico de ficção científica, de 1897, com o mesmo título, do autor inglês Herbert George Wells. Muito ligado ao teatro, Orson Welles tentou dar veracidade à história de invasão de marcianos na terra.
Vamos tentar entender porque uma simples atração de rádio levou a população de Nova Jersey, Nova York e outras regiões dos Estados Unidos ao pânico. Em primeiro lugar, o mundo vivia o prenúncio da Segunda Guerra. Havia medo do ar. O nazismo estava crescendo na Europa e ninguém sabia se os Estados Unidos iriam ou não participar da guerra, o que de fato aconteceu em 1941.
Em 1938, já havia no rádio uma divisão entre os horários de notícias e os de entretenimento. Mas o jovem Orson Welles resolveu misturar as duas coisas. As técnicas radiofônicas nos Estados Unidos estavam muito mais avançadas do que no Brasil. Desde o início da atividade, em 1920, as rádios dos Estados Unidos já tinham dinheiro vindo do comércio e da indústria, o que só iria acontecer no Brasil a partir de 1932.
O público que estava ouvindo o programa 'Mercury Teatre on the Air' desde o início sabia que aquele horário era do teatro. Mas as pessoas que sintonizaram o rádio depois e, por acaso, não ouviram a apresentação do locutor, pensaram que as notícias eram reais porque supostos boletins urgentes interrompiam o programa musical.
Acharam que realmente estava acontecendo uma tragédia. Isso porque o diretor Welles ensaiou com sua grande equipe todos os detalhes. Os atores interpretaram os papéis de cientistas, prefeito, vítimas e jornalistas com muito realismo. Além disso, a sonoplastia foi estudada minuciosamente para reproduzir sons de sirenes, supostas naves espaciais aterrissando na Terra, etc.
Quando a direção da rádio viu que estava acontecendo essa confusão toda, pediu para Orson Welles parar o programa e anunciar que era tudo mentirinha. Mas o diretor não parou. Veiculou o programa até seu final.
Extraído do site: EBC Rádios
Izabel Mendonça, amiga, jornalista e assessora política lançou seu primeiro livro, Lisboa com Afeto.
Amaro Neto avança nos seus projetos de comunicação, mostrando que tem o rádio e, agora, a TV nas veias.
Vamos continuar ajudando o nosso querido colega Jefferson Costa a se recuperar de um AVC em São Mateus.
O nosso preclaro Reubber Dirr esta impossível em Sampa. Seu Facebook está cheio de fotos dele com astros famosos da TV brasileira.
MENSAGEM FINAL

