Sábado, 04 Dezembro 2021

Hackers conhecidos

Kevin Mitnick foi um hacker pioneiro nos Estados Unidos, e começou seus ataques ainda adolescente. Já em 1981, foi acusado de roubo de manuais de computadores da Pacific Bell. Depois, em 1982, invadiu o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Norad - North American Defense Command), caso que serviu de inspiração para o filme Jogos de Guerra, lançado em 1983.

Em 1989, o hacker ganha notoriedade pela invasão da maior fabricante de computadores naquela época, que era a DEC (Digital Equipment Corporation), quando copiou os softwares da empresa. Mitnick foi condenado e preso, e na sua liberdade condicional, invadiu os sistemas de correio de voz da Pacific Bell.

Contudo, em suas invasões, o hacker não explorou o acesso nem os dados obtidos, o que significou que obteve o controle total da rede da Pacific Bell, mas sem explorar seus resultados. O único objetivo era provar que isto era possível.

Mitnick, depois de ficar dois anos preso por causa do incidente com a Pacific Bell, passou a ser considerado herói, e em 2014 lançou seu Mitnick's Absolute Zero Day Exploit Exchange para vender exploits de programas de software críticos e sem correções, fazendo a melhor oferta.

O caso de Adrian Lamo, por sua vez, explorou uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo desprotegida do Yahoo em que alterou um artigo da Reuters, incluindo uma citação falsa que foi colocada como do ex-procurador-geral John Ashcroft. O método de Lamo era o de invadir sistemas, e logo em seguida avisar a imprensa e as vítimas.

Este hacker, então, realizou um ataque em 2002 em que invadiu a intranet do The New York Times e se adicionou à lista de fontes especializadas para pesquisar sobre figuras públicas do alto escalão do poder. Seu hábito de andar pelas ruas de mochila e, por não possuir endereço fixo, levou Lamo a ser chamado de "The Homeless Hacker" (Hacker sem-teto).

Lamo depois descobriu ter Síndrome de Asperger, que passou a ser chamada de síndrome geek, pois era uma combinação de dificuldade de interação social com um interesse específico hiper-focado. O Asperger, por sua vez, passou a ser atribuído como comum entre alguns hackers.

Albert Gonzalez é informado pelo New York Daily News, com o apelido de "soupnazi", e teve um começo de atividades problemático, em que se tornou um tipo de líder dos nerds de computador em seu ensino médio em Miami. Este hacker, depois, se tornou um membro ativo do site criminoso de vendas Shadowcrew.com.

Gonzalez acabou se tornando um dos melhores hackers do site e também um dos principais moderadores. Ele foi preso aos 22 anos, por roubar dados de milhões de contas, através de uma fraude de cartão de débito. Se livrou de sua condenação ao passar a trabalhar como informante do Serviço Secreto, em que fez denúncias sobre membros do Shadowcrew.

Gonzalez, contudo, continuou cometendo crimes, pois roubou 180 milhões de cartões de contas-salário de empresas como OfficeMax, Dave and Buster's e Boston Market.

O hacker também foi o responsável pela primeira violação de dados em série sobre informações de crédito, que foi o ataque à cadeia de lojas TJX nos Estados Unidos. Foram roubados US$ 256 milhões somente da TJX, em que o hacker usou uma injeção de SQL, em que foram criadas portas secretas em diversas redes corporativas.

Matthew Bevan e Richard Pryce, por sua vez, são hackers britânicos que realizaram a invasão de diversas redes militares em 1996, o que incluiu a Base da Força Aérea de Griffiss, a Agência do Sistema de Informação de Defesa e o Instituto de Pesquisa Atômica da Coreia (Kari).

Bevan usava o nome de Kuji e Pryce o de Datastream Cowboy, e a acusação foi sobre os hackers terem quase dado início a uma terceira guerra mundial ao jogarem pesquisas do Kari em sistemas militares norte-americanos. E Bevan disse que queria provar uma tese conspiratória sobre OVNIs.

(continua)

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.
Blog:
http://poesiaeconhecimento.blogspot.com

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/