Terça, 16 Abril 2024

Holofote necessário

Há uma evidente intensificação por parte do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) de movimentos em palanques contrários aos em que estão o senador Magno Malta (PR) e o governador Renato Casagrande. Hartung, que nunca foi político de confronto, parece ver a necessidade de demarcar seu território nesta eleição, para criar condições políticas ao cenário de 2014.



O exemplo de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) é significativo nesse sentido. O candidato do PR, Glauber Coelho, além de ser do partido do senador Magno Malta, ainda desembarcou semana passada em Cachoeiro ao lado do governador, reforçando o apoio do PSB à sua candidatura.



Hartung, mesmo depois de ter dito cobras e lagartos sobre o PT, embarcou na campanha em ascensão do prefeito Carlos Casteglione (PT). Poderia ter ficado neutro na disputa de Cachoeiro, mas sabe que é importante marcar seu território naquele município.



Mas a pergunta nos meios políticos é: o que fez Hartung tomar essa dose de coragem para enfrentar seus adversários de forma tão veemente? E há várias leituras sobre suas movimentações. O ex-governador está perdendo terreno a passos largos desde que deixou o governo do Estado. Sem mandato e com o enfraquecimento dos arranjos institucional e político que o mantiveram no poder por oito anos, perdeu bastante do controle político que detinha.



Além disso, outra ameaça ao seu sistema político deve vir depois das eleições, já que interlocutores palacianos afirmam que a tendência é de que depois de outubro, Renato Casagrande imprima uma política de ampliação do distanciamento de seu antecessor, o que colocará em xeque o último nicho de controle de Hartung, que é dentro do governo do Estado.



Outra leitura que se faz é sobre a fragilidade de seu governo, que gerou várias investigações e suspeições que podem ganhar projeção, colocando em sério risco a imaculada imagem que ele criou em volta de seu capital político. Por isso, Hartung precisaria dos holofotes eleitorais, para tentar blindar sua vitrine, enquanto aparece como vencedor das disputas eleitorais, ganhando, assim, musculatura política.



O ex-governador, porém, já vem acumulando algumas derrotas nesse processo. O primeiro veio com a impugnação da candidatura do prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PPS), e outra com o encolhimento da candidatura de Rodney Miranda (DEM) em Vila Velha. Daí a impressão da classe política da dose de coragem de Hartung para enfrentar seus adversários, em uma dinâmica que lhe é estranha, que é a disputa na urna. Até o momento, há muito oba-oba da imprensa amiga e pouco resultado efetivo.





Fragmentos:



1 – O teólogo, escritor e professor, Leonardo Boff, em recente passagem pelo Estado, declarou seu apoio ao candidato a prefeito pelo PT de Vila Velha, João Batista Babá.



2 – Expoente da Teologia da Libertação e defensor das causas sociais e das questões ambientais, Boff destacou a atuação de Babá nos movimentos sociais desde a juventude e disse ter certeza de que Babá fará justiça ao povo vilavelhense.

 

3 – Em tempo: na aproximação entre os peemedebistas Ricardo Ferraço e Gerson Camata vale lembrar que o segundo, depois de mais de duas décadas no Senado, hoje está lotado no gabinete do primeiro.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/