Quarta, 15 Mai 2024

Holofotes

No mínimo oportunista o comportamento do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Carlos Nunes, durante o protesto dessa terça-feira (6), ainda na primeira “parada”, a Assembleia Legislativa. Após acordo de que entraria uma comissão na Casa para entregar ao presidente Theodorico Ferraço (DEM) a pauta de reivindicações do movimento, organizado pelo “Não é por 20 centavos, é por direitos” - o “sexto grande ato” -, quem “roubou a cena” foi exatamente Nunes. Esperto que é, tomou a frente do grupo e foi recebido de “braços abertos” por Theodorico. Teve direito até a um microfone para discursar. E olhe só, foi incapaz de citar o movimento que protagoniza os atos nas ruas desde o início das mobilizações populares no Estado. Nem mesmo para fazer menção ao que poderia ser uma ação conjunta dos movimentos. Nunes puxou para si e para a CUT a ação e ainda voltou na greve geral dos sindicatos no dia 11 de julho, para dizer que a pauta deveria ter sido entregue aos deputados naquele dia – mas eles não se reuniram com o governador Renato Casagrande e tudo mais? O presidente da CUT já tinha tentado capitalizar antes, com a ocupação da Assembleia, fazendo aparições coringas. Agora, conseguiu o que queria, politizou o ato, com toda a sardinha para o seu lado. Missão cumprida, não se viu mais a Central seguir no trajeto do protesto. Aproveitou a “deixa” para ficar no meio dos holofotes. Como se deu, nos detalhes, ainda não sei. Mas essa “mistureba” acabou ficando esquisita.
 
Pois veja...
Até Janete de Sá (PMN), que recebeu o título de “traíra das ruas”, ganhou um aperto de mão de Nunes, em um clima ótimo. Aliás, o “ar” do deputado estadual Roberto Carlos (PT) ao ver o grupo era de um entusiasmo só. 
 
Logo Nunes...
Que não dá ponto sem nó, e outro dia mesmo, numa mudança de discurso repentina, estava na imprensa criticando a senadora de seu próprio partido, em favor de movimentação do grupo que comanda o PT. Tudo para garantir os interesses do ex-prefeito João Coser na disputa de 2014.
 
Dois pesos, duas medidas
Por falar nisso, essa de que a Procuradoria Regional Eleitoral vai analisar o programa que a senadora Ana Rita Esgário estreou em uma rádio católica, como publicado em A Gazeta, é “ótima”. O que tem de político em rádio, não é brincadeira. O próprio senador Ricardo Ferraço (PMDB) tem um programa semanal já há tempos na Rede Sim, que agrega mais de 20 rádios. Vai investigar também?
 
Ignorou
Aliás, o governador Renato Casagrande desistiu de falar sobre mobilizações populares nas redes sociais. Nenhum “a” sobre o ato pacífico dessa terça-feira (6), que começou na Assembleia e acabou na Terceira Ponte, em Vitória, onde as cancelas foram liberadas. Se não dá para emplacar o discurso do “vandalismo”, não tem graça. É isso?
 
‘Coincidências’
Vale o registro feito pelo próprio movimento “Não é por 20 centavos, é por direitos” nas redes sociais. “Nossa! Que coincidência! Sem polícia e sem violência! Ué, os Black Blocs estavam presentes, mas e a polícia não, e mesmo assim não teve violência?? Por que será, Casagrande?!”
 
Na memória
Muito criativa também a ideia de varal de calcinhas e do “Wandalismo ao Espírito Santo”, para alertar sobre a violência contra a mulher no Estado. As denúncias de abuso sexual que pesam sobre o deputado estadual Gildevan Fernandes (PV), não passaram batidas. O “verde”, como se sabe”, tem tudo a ver com a polêmica da votação do projeto de decreto legislativo que propunha o fim do pedágio na Terceira Ponte. Ficou marcado.
 
‘Calorosa’
Deu no sulcapixaba.net: em visita ao distrito de São Pedro de Itabapoana, nesse sábado (3), onde ocorria a festa da sanfona e viola, Casagrande foi recepcionado por manifestantes com vaias e palavras de ordem. Teve até quem atirasse latas de cerveja. O jeito foi o governador ir embora.
 
Aposta
Por falar no PSB, o partido do governador continua apostando suas fichas numa candidatura da pentacampeã mundial de bodyboard, Neymara Carvalho. Desta vez, à Assembleia Legislativa. Ela já teria topado a empreitada e recebe apoio do secretário de Estado de Esportes, Vandinho Leite, que será candidato a deputado federal também pelo partido.
 
Suado
A Associação de Moradores de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, finalmente conseguiu agendar uma audiência com a secretária de Prevenção e Combate à Violência, Fabiana Maioral, nesta quinta-feira (8). A entidade tem um projeto de segurança para o bairro, com foco no esporte, mas teve que suar muito para marcar o tal encontro. Imagine, então, se não fosse área de interesse de Maioral...
 
Nas redes
“Resumão da manifestação hoje – 06/08. Sem violência, com povo apoiando e buzinaço dos motoristas que passavam pela praça do pedágio”. (Moqueca Mídia – no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros”. George Orwell

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/