Segunda, 29 Abril 2024

Hora da verdade

 

O arranjo institucional do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), a perna do Tribunal de Contas do Estado (TCE), será mais uma vez testado com o recebimento pelo órgão, nesta quinta-feira (21), de toda a documentação que denuncia o convênio firmado entre o governo passado e o Instituto Sincades. Hartung e o ex-secretário da Fazenda (atual presidente do Banestes) Bruno Pessanha Negris figuram como réus em ação popular que denuncia o “esquema Sindicades”, e que já rendeu o bloqueio de repasses ao fundo. O caso merece uma análise urgente, não restam dúvidas, mas parece que já estou até vendo a Corte se valendo da justificativa de “demora na tramitação” para aos poucos deixar o assunto cair no esquecimento e jogar a papelada em mais uma gaveta escura. Enquanto isso, a área cultural do Estado padece, tantos anos privatizada a um grupo de empresários. Queremos saber do presidente do TCE, Sebastião Carlos Ranna (foto): toda aquela propaganda é de um “novo Tribunal de Contas” mesmo ou ainda do “Tribunal Faz de Contas”?
 
Sem respaldo
O clima de “paz e amor” que o presidente da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), e o deputado estadual Roberto Carlos (PT) tentam passam por conta do que chamam de um ajuste entre as duas Casas, para discutir o problema de segurança no Estado após o tiroteio de poucos dias atrás, não é bem assim. Nos bastidores, nem tudo são flores. 
 
Sem respaldo II
Até mesmo porque, embora Gandini seja o presidente da Câmara, nenhum dos dois é considerado interlocutor dos colegas. Parte dos vereadores não pretende entrar a reboque dos deputados no assunto. A Assembleia tem sua Comissão de Segurança e os parlamentares acham que a questão deva ser tratada neste espaço. Já a Câmara não tem, mas terá em breve, como acaba de anunciar. A autonomia dessas comissões precisa ser respeitada. 
 
Sem respaldo III
O problema da segurança no Estado é grave e aparecer no topo de rankings nacionais de assassinatos assusta. Por essas e outras, que a área não deve nem pode ser tratada com divisões. Quanto mais militantes atuando, melhor. O que é bem diferente de apenas se apropriar dos holofotes. Fica o alerta. 
 
Pontuando
O governador Renato Casagrande vai muito bem nas movimentações em torno dos royalties do petróleo. 
 
Ficou pequeno
A ex-prefeita de Marechal Floriano Eliane Lorenzoni, mulher do deputado estadual Cacau Lorenzoni, ambos do PP, atua desde fevereiro como advogada da Procuradoria Geral de Vila Velha. Após a derrota nas últimas eleições, Eliane não se contentou em voltar ao seu emprego na Secretaria de Administração de Marechal. Uma conversa aqui, outra acolá, recebeu abrigo na gestão de Rodney Miranda (DEM).
 
Ficou pequeno II
Para garantir o emprego de Eliane em Vila Velha, foi firmado um convênio de cessão entre o novo prefeito, Antônio Lidiney Gobbi (PSB), e a prefeitura canela-verde, como publicado em ato do Diário Oficial nesta quinta-feira (21). O salário de Eliane passa a ser pago pela novo “chefe”, mas ainda não consta na “transparência” da administração demista.
 
Apagado
Por falar em Cacau Lorenzoni, o deputado estadual está mesmo na Assembleia? Ele repete a mesma marca de sempre: entra mudo e sai calado.
 
Certeiro
A propósito, Rodney não vai perder a oportunidade de “vender seu peixe” neste domingo (24), data que marca os dez anos do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho. É esperar pra ver. 
 
140 toques
“Somente de ontem [quarta-feira, 20] até agora, nossa equipe já retirou mais de 70 toneladas de lixo de bueiros em Vitória”. (Prefeito de Vitória Luciano Rezende – PPS – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Não sou pessimista. O mundo é que é péssimo”. José Saramago

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/