Quinta, 18 Abril 2024

Imprensa esquisita

Semana passada constatei vários sites do Estado, inclusive os principais, dando uma notícia que classifico como “meia boca” ou mau jornalismo. Não revela a fonte. Dizia logo no lead: “Um morador da região norte do Espírito Santo deve indenizar um político que alegou ter sofrido com comentários injuriosos, difamatórios e até caluniosos em rede social. O internauta estaria insatisfeito com o resultado das eleições municipais. A decisão da Justiça, divulgada nesta segunda-feira (26), condena o acusado à prisão e indenização”.


Por que estranhei? Porque aprendi no beabá do jornalismo que para a clareza da informação devemos identificar os atores da notícia, como ocorreu o fato, onde, quando e porque, etc.


Que lugar é esse no norte do Estado que a nota não diz, qual o nome do morador, quem é esse político? De que vara é o juiz e o nome dele? Nada disso tinha na nota e quase todos os sites deram essa notícia, sem tirar nem pôr uma vírgula do texto.


Acho estranho porque o jornalismo de verdade, ou no bom jornalismo, que segue protocolo e garante credibilidade, não é assim. E mais pasmo fiquei com o fato de que quase todos os sites deram a nota. Por que? Acho aético quando qualquer órgão de imprensa (ou assessoria de imprensa) divulga uma nota envolvendo pessoas e que não aparecem os nomes. Fica uma nota insossa, boba, até ridícula. O leitor fica com incompleta informação, perdendo seu tempo.


A novela da TV diz que o norte do ES ainda é terra de coronéis, o que é uma bobagem. Mas é prudente que o eleitor tome mais cuidado em externar comentários de quem ele elegeu. 


PARABÓLICAS


Pedro Valls Feu Rosa fez um artigo falando do rádio, em especial do Padre Landell de Moura, e a falta de apoio aos inventores brasileiros.


A Transamérica mudou a programação em todo Brasil e com isso a de Vitória foi contemplada. Está melhor.


A Mix da Gazeta colocou uma chamada na televisão de altíssimo nível. Só tem trilha e imagens de primeira. Já era tempo.


Está demorando a Clock FM entrar no ar oficialmente. Precisa realmente ter um ajuste na programação musical proposta.


A Band News, digo as afiliadas principalmente, sofrem com a perda do comentarista Ricardo Boechat. Falta mais credibilidade hoje.


MENSAGEM FINAL

Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida. Sigmund Freud

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/