Sexta, 26 Abril 2024

Incerteza

É muito difícil avaliar o cenário eleitoral no município de Vila Velha, a começar pelos dados disponíveis sobre a disputa. Se as pesquisas eleitorais já causam arrepio nos meios políticos, imagina uma situação com uma diferença de nove pontos em uma semana da pesquisa Enquet, que mostrava Rodney Miranda (DEM) com cerca de 16%, e depois aparece com mais de 25% no levantamento do Futura.



Esse cenário artificial dificultar ver com clareza qual o tamanho de cada um dos nomes envolvidos na disputa. Max Filho (PSDB) conta com seu capital e o do pai para a disputa. A princípio, ele divide ou está muito próximo de Neucimar Fraga (PR) na dianteira da corrida eleitoral.



Mas não se sabe o efeito que esse cenário artificial criado em torno de Rodney Miranda pode ter sobre esse desempenho de Max Filho. Ele pode ser vitimizado pelo voto útil, porque seria mais fácil esvaziar o palanque de Max do que o do prefeito Neucimar Fraga.



Há ainda desdobramentos para além da eleição que podem prejudicar o tucano. Há uma movimentação de aproximação entre Max e Harung. A avaliação dos meios políticos é de que o ex-governador estaria cozinhando o galo para tentar passar Rodney para o segundo turno e contar na nova fase com o apoio de Max no palanque do demista. Depois é depois.



Hartung está migrando para o PSDB, onde já está Max, não há garantias se a trégua de agora vai se consolidar em uma parceria no futuro. A julgar pelo comportamento de Hartung com seus aliados e desafetos, dificilmente os dois vão se transformar em amigos de infância.



Caso o ex-governador concretize uma vitória substancial na disputa deste ano, não vai chegar como mais um no PSDB, vai chegar mandando, e aí quem é que vai segurar a sua mão pesada sobre Max Filho?



Fragmentos:



1 – O que Reginaldo Quinta (PTB) tem que nada consegue tirá-lo da campanha eleitoral em Presidente Kennedy? Será que está mesmo tudo bem um prefeito cassado pela Câmara e que fez o registro da candidatura de dentro da cadeia disputar a eleição?



2 – A situação em Colatina (noroeste do Estado) não está fácil para o eleitor. Os dois nomes na disputa têm problemas graves em seus palanques. O difícil é começar a tacar pedra, já que o telhado de todo mundo é de vidro.



3 – O quorum na Assembleia Legislativa anda tão baixo que até o site da Casa está fora do ar há dois dias.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/