Terça, 30 Abril 2024

Indefinição

O início de fevereiro será marcado por três importantes eleições que afetarão o cenário político do Estado. Em Guarapari, os eleitores voltam às urnas no dia 3 de fevereiro para uma disputa, que hoje, está completamente indefinida.



O resultado da eleição no balneário terá influência no cenário político, não só porque a classe política está de olho no que acontece por lá, a fim de ganhar espaço, mas também porque grandes lideranças do Estado, como o presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM), o filho dele, o senador Ricardo Ferraço (PMDB), o senador Magno Malta (PR) e o governador Renato Casagrande fazem um "laboratório" de estratégia política no local. Incluímos aí também o deputado federal Carlos Manato (PDT), que entrou de cabeça na campanha do chara Carlos Von (PSL).



Através do desempenho de seus aliados na disputa pela prefeitura, podem medir suas forças e se preparar para a colocação no tabuleiro eleitoral do próximo ano. Por enquanto, não dá para dizer quem está em vantagem e as urnas vão mostrar quem escolheu o melhor peão.



E por falar em Theodorico Ferraço (DEM), também no início de fevereiro acontecerá a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para a qual Ferraço é o único nome para a presidência. Isso se nos próximos 15 dias não acontecer nenhum senão. Na noite dessa sexta-feira (18), para desespero do deputado, a Justiça decretou a prisão de sua mulher, a ex-prefeita Norma Ayub (DEM). A situação de Ferraço que já era ruim fica ainda pior. 



Se tudo der certo, Ferraço comanda a Assembleia no período pré-eleitoral de 2013 e na disputa de 2014, o que daria um arrepio na espinha do governador Renato Casagrande se não fosse a enxurrada que trazida pela “Operação Derrama”. Ferraço não é exatamente o fiel escudeiro do governador e não se sabe o que seu perfil inconstante poderia trazer para ao projeto de reeleição de Casagrande, mas agora a onça está domada.



Em Brasília, uma outra eleição poderá ter influência no cenário político de 2013 e 2014 no Espírito Santo. Com chances reais de chegar à presidência da Câmara dos Deputados, a deputada federal Rose de Freitas (PMDB) pode conseguir o cargo e passar a também dar as cartas no jogo político do Estado.



Pretensa candidata ao Senado, com a Câmara na mão, ela pode se fortalecer como nunca para a disputa e assustar os possíveis pretendentes da vaga, incluindo o ex-governador Paulo Hartung.



As três eleições vão ser muito importantes para a movimentação política, pois vão delimitar o espaço de cada liderança e seu posicionamento do tabuleiro político. Por isso, façam suas apostas.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/