Sexta, 29 Março 2024

Joga pedra na Geni

 

Em meio a um processo eleitoral em que 13 deputados tentam a sorte em busca de prefeituras do Estado, na Casa, os parlamentares que ficaram fora da geopolítica ou que desistiram da disputa em nome dela tentam defender o plenário do apedrejamento da “opinião pública”. 
 
Diante da impossibilidade ou falta de vontade de voltar seu foco para os escândalos nos braços remanescentes do arranjo institucional que vigorou no Estado no governo passado, a “opinião pública” se volta para o bom e velho discurso de que é preciso moralizar a Assembleia. 
 
José Esmeraldo (PR) vem chamando a atenção para a responsabilização do secretario de Estado de Justiça, Ângelo Roncalli, no escândalo de corrupção no Iases, diz que tem cópia do inquérito, diz que a coisa é muito mais profunda, diz muita coisa. Mas apenas a falta de quorum é destaque nos jornais. 
 
A presidente da Comissão Especial dos 11.98%, deputada Luzia Toledo (PMDB), vai para a tribuna e reclama que não consegue marcar uma audiência com o governador Renato Casagrande para resolver um impasse que já se transformou em um problema político entre os poderes, mas isso também não é notícia. 
 
O líder do governo, Sérgio Borges (PMDB), chama os deputados à responsabilidade, dizendo que é preciso que os deputados cumpram sua função constitucional de fiscalizar os atos dos demais poderes, denuncia o salário muito acima do teto no Ministério Público Estadual (MPES), mas a imprensa acha que ele está martelando a mesma tecla. 
 
A impressão é que apesar de todo o esforço do deputado Thedorico Ferraço (DEM) em fortalecer o Parlamento, fica evidente que o deputado Sérgio Borges está coberto de razão quando diz que a Assembleia continua sendo a “Geni” dos poderes. Será que as lentes só conseguem focalizar o Legislativo? Não seria hora de ampliar essa visão? 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/