Sexta, 29 Março 2024

Jogada de mestre

A movimentação do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), entrando a pouco mais de um mês da eleição em Vitória, no palanque do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), é uma jogada de mestre. Para os observadores, a manobra mostra a sua esperteza política. Além de pegar carona em um palanque que está quase lá, ele ainda se blinda dos desgastes que o mercado político prevê diante desta passada a limpo de seu governo.



Como sempre, Hartung conta com uma ajudinha de parte da imprensa que já está convencida da nova fase de Hartung. Um político que saiu de cima do muro, aceita riscos, mudando o comportamento de só embarcar em campanhas no final do processo, quando a eleição já está definida.



Mas não é tão fácil convencer as lideranças políticas. Há no mercado duas leituras em relação a essa antecipação de Hartung. A primeira é que ele estaria convencido de que as caronas que tem pegado nos palanques do interior não lhe darão a musculatura necessária para se cacifar para o jogo político de 2014.



O ex-governador precisa ganhar um grande colégio eleitoral e, evidentemente, Vitória é o melhor campo para marcar um território. Para isso, reúne os aliados Ricardo Ferraço (PMDB) e Luiz Paulo, que tiveram seus entreveros em 2008, durante a eleição, e agora estão bem.



Outra leitura dos meios políticos é de que mais do que criar condições para enfrentar Casagrande em 2014, Hartung precisa estar em um palanque diante das rachaduras na blindagem que fez em seu governo. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, colocou um ponto final na submissão do Judiciário ao sistema de hegemonia política de Hartung.



E mais, passou a cobrar do Ministério Público Estadual, que durante oito anos colocou o foco apenas nas prefeituras e deputados estaduais, que cave mais fundo nos escândalos que culminaram com a “Operação Lee Oswald”. E se cavar, a tendência é de que muitos buracos abertos no governo passado sejam descobertos.



Em um palanque, Hartung terá condições de jogar pesado no discurso da perseguição política, de jogo sujo dos adversários e por aí vai. Agora, se o discurso vai colar, é o que vamos ver.



Fragmentos:



1 – A deputada estadual Solange Lube (PMDB) conseguiu mais uma vez a liberação para disputar a eleição à prefeitura de Viana. Mas essa história de fazer dois anos de mandato na Assembleia e depois disputar a eleição pode não ser um bom negócio.



2 – Quem anda pelo município acha que a situação está se complicando para o lado da deputada, que é ex-prefeita. Lube não teria mais essa supremacia eleitoral do início do processo.



3 – O prefeito João Coser não está aparecendo muito bem no programa da candidata do PT. Fica a impressão de que Iriny está com a pesada missão de defender a administração petista, em vez de Coser atuar como cabo eleitoral da candidata.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/