A retirada pelo deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) da emenda dos R$ 10 milhões do orçamento 2014 é mais um sinal de suas reais intenções: tumultuar o processo. Euclério “topou” fazer o serviço, afinal, ele não perde uma oportunidade de atrair mídia e etc, mas outros deputados também estavam interessados na polêmica. Não à toa, a própria Comissão de Finanças aprovou uma proposta que desde o início se apresentou absurda, pelo valor e finalidade. Todo mundo – inclusive o autor – falava em construção do Hospital Geral, mas a peça apresentada por Euclério, não. Esta tratava de recursos para o funcionamento desse mesmo hospital, que ainda não existe. O resultado é que o assunto rendeu, rendeu, mas só fez barulho para cima do governo Renato Casagrande. Bastou uma promessa, umas articulações de bastidores e, pronto, os parlamentares recuaram. Euclério, que não é bobo nem nada, na sessão desta segunda-feira (2) fez questão de agradecer, aos 30 deputados, repetidamente, pelo “empenho em favor da emenda”, colocando os parlamentares no mesmo barco. Desta vez foi uma emenda, mas movimentos velados desse tipo têm sido comum na Casa e não passam de estratégia. Por outro lado, provam como funciona um legislativo fraco, que não tem oposição, muito menos oposição responsável e propositiva. É tudo na base da barganha política. Jogo de cena II
Agora que Casagrande prometeu construir um hospital em Cariacica, deu-se início à segunda fase do movimento: tentar capitalizar no município. Já tem deputados atrás de reconhecimento pela promessa.
Assento
Depois de “limar” Macaciel Breda do comando do PSB no Estado e nomeá-lo em um carguinho na Secretaria de Governo, Casagrande resolveu arrumar uma acomodação mais justa ao aliado. Ele agora é subsecretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário, da Aquicultura e da Pesca. E, provavelmente, o próximo convidado para o helicóptero do governador.
Assento II
Bom, se já tinha militante do partido preocupado com a candidatura dele à Assembleia Legislativa, imagine agora. Vai permanecer no interior, onde ajudou a fazer prefeitos na última eleição.
Sem banco
Enquanto Macaciel se “aprochega”, o vice-governador Givaldo Vieira (PT), até agora o campeão de viagens, corre o risco de perder seu assento prá lá de privilegiado, com a aproximação cada vez mais forte entre PT e PMDB.
Faísca
Tem bronca em Alegre, sul do Estado. O PSB municipal e os vereadores de oposição protocolaram duas denúncias contra o prefeito Paulo Lemos (PMDB). Pedem a cassação do mandato do peemedebista e abertura de CPI.
Faísca II
Nos pedidos, constam relatos sobre “suposta ilegalidade na intervenção do município na Casa de Caridade São José” (hospital da cidade); possível prorrogação do mandato dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde; e criação de novos cargos na prefeitura.
'Dindim'
Guarapari e Iúna criaram seus Fundos Municipais de Desenvolvimento Urbano (FMDU). Demorou.
Me engana…
A poluidora Vale esteve na praia Ponta dos Fachos, em Manguinhos, nesse domingo (1), em ação para distribuir camisas e lanches, com direito a plantios de mudas de restinga. Quem vê até pensa.
140 toques
“Hoje cedo recebi a notícia do falecimento do companheiro Marcelo Déda, o Estado de Sergipe e o Brasil perdem um grande líder”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela”. George Bernard Shaw

