Terça, 14 Mai 2024

Juntandoas peças

Essa “tomada” do PT no Estado por João Coser liquida, logo de saída, aquela que poderia ser um obstáculo aos planos do ex-prefeito de Vitória para 2014, a senadora Ana Rita Esgário. Já no comando do partido, Coser colocaria em prática sua estratégia, em mais duas frentes, “jogar” o PT no colo do governador Renato Casagrande e ir atrás do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) para pedir apoio a uma candidatura ao Senado – tem “carta na manga” para isso, pois ninguém mais do que ele fez concessões a Hartung. A “jogada” é exatamente aparecer como o candidato de todo mundo: PT, Casagrande e Hartung. Coser começa a juntar as peças e, sem dúvida, seria o sonho do ex-prefeito emplacar seu projeto com o vento soprando a favor, mas nem tudo são flores. Dentro do partido, o grau de indignação pode ser grande e já tem militantes históricos berrando – com razão. Outro risco ao plano de Coser é exatamente Hartung, de quem ele nunca se afastou. Em matéria de gratidão, o ex-governador não é exemplo pra ninguém. A manobra é arriscada. 
 
Próprio umbigo
A movimentação de Coser é para atender a seu projeto pessoal, não do partido. Ana Rita seria candidata natural à reeleição e um nome forte para o PT, pois faz um bom mandato. A candidatura dela também faria interligação com outras forças políticas. 
 
Telhado de vidro
Além de Ana Rita, até agora, quem tem sido ventilado, vez ou outra, como concorrente ao cargo, é o próprio Hartung. Mas ele teria disposição para “colocar a cara a tapa”, neste momento de clamor das ruas? Nunca fez essa linha.
 
Carreira solo
Já Magno Malta (PR) dificilmente terá candidato ao Senado. Como sempre faz, deverá articular sua candidatura ao governo do Estado sozinho. Caso contrário, terá que “empurrar” alguém. 
 
Bons tempos
Já não se faz cachoeirenses como antigamente. O deputado estadual Rodrigo Coelho (PT) rasgou elogios ao presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), na sessão desta terça-feira (6).
 
‘Lambendo a cria’
O deputado estadual Elcio Alvares (DEM) é visto com frequência no Tribunal de Justiça do Estado (TJES). Mas se engana quem pensa que é para conversar com desembargadores. Vai sempre encontrar sua pupila, a assessora de imprensa do órgão Ana Paula Garcia Barros.
 
Engoliu a seco
Os deputados estaduais do G11 retomaram os trabalhos nessa segunda-feira (5) ainda engasgados com o Eustáquio de Freitas (PSB), que resolveu colocar lenha na fogueira na polêmica do pedágio na Terceira Ponte no último dia de sessão antes do recesso. No entanto, a enquadrada de Casagrande fez efeito. Freitas não respondeu.
 
Falha grave
A propósito, os primeiros meses deste ano foram tão complicados para os deputados que eles sequer lembraram de indicar lideranças para a Tribuna Popular dessa segunda-feira (5). Agora, só em setembro.
 
Chegou aqui
Já tem movimento nas redes sociais para ocupação em frente à residência oficial do governador Renato Casagrande, na Praia da Costa, em Vila Velha. Assim como ocorre no Rio de Janeiro há dias e está programado para Brasília, no local onde moram os presidentes e - vizinhos - do Senado e Câmara dos Deputados, Renan Calheiros (PMDB-AL) e Henrique Alves (PMDB-RN).
 
Burburinhos
Repercute nos bastidores a investida feita pelo jornal A Gazeta, com interferência do comando da Rede Globo, que acabou com as colunas dos jornalistas Miriam Leitão e Fernando Calazans, em A Tribuna, depois de anos. Os dois passaram para o lado da concorrente, com exclusividade. Do ponto de vista de resultados, a antiga casa de Miriam e Fernando tem quase o dobro de circulação de A Gazeta.
 
Nas redes
“Galera, ainda estamos na frente da Ales esperando vocês! VEMPRARUA”. (Não é por 20 centavos, é por direitos – no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“Só merece o poder aquele que o justifica todo os dias”. Dag Hammarskjold

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/