Sábado, 27 Abril 2024

Juntos emisturados

Renato Casagrande perde tempo em tentar desassociar seu governo do lamentável episódio dessa segunda-feira (15) na Assembleia Legislativa. As declarações dele na imprensa corporativa, numa tentativa de “tirar o corpo fora”, como se a questão fosse da alçada somente dos deputados estaduais, não farão eco desta vez. Assim como as justificativas para tentar “vender” a ação truculenta da polícia como “uma reação, não uma ação”. Primeiro, as intervenções do governo na Assembleia para impedir a aprovação da matéria começaram tem tempo, resultando inclusive na manobra do grupo de 15 deputados para adiar a votação e retirar os manifestantes da Casa. Segundo, não há como amenizar, o BME, mais uma vez, excedeu-se e mostrou despreparo. Tudo devidamente articulado entre o presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), e o governo do Estado. No final das contas, a ordem foi cumprida à risca e a missão concluída: o acesso da população foi impedido, galerias lotadas de servidores dos deputados que “fecharam” com o governo, e o projeto devidamente arquivado. Menos um "problemão" para Casagrande, mas não o maior deles: o clamor das ruas. 
 
Nem ai
A propósito, o barulho de bombas e tiros de bala de borracha soava como música aos ouvidos de Ferraço durante a sessão desta segunda-feira (15). Sentado em sua cadeira de presidente, Ferração lia com facilidades as seguintes frases coladas pela população nos vidros da galeria: “cadê a democracia?”, “Libera a galera” e “Poder do povo”. Ignorou-as.
 
‘Lista negra’
Pelo termômetro das redes sociais, tem muito político que vai para a disputa de 2014 com contas a pagar. Aviso aos navegantes: aqueles que confiam na memória curta do eleitor podem cair do cavalo. Ano que vem está logo ali. 
 
Segue...
Mas também não adianta a bancada do PT se assanhar. A votação contra o governo foi uma situação isolada. Depois do vexame da omissão na CPI do Pó Preto e cobrança da própria juventude do partido, os deputados tinham que fazer alguma coisa para tentar recuperar imagem. Não significa que no próximo ano receberão flores. 
 
Mesmo assim...
Entre eles também foram visíveis as diferenças de posições. Genivaldo Lievore e Rodrigo Coelho, que até outro dia era secretário de Casagrande, não pareciam à vontade em votar pela constitucionalidade do projeto. Todas as declarações de Lievore na imprensa estavam mais para o outro lado.
 
Independentes
Da lista dos 11 parlamentares que votaram a favor do fim do pedágio, os destaques, mesmo, são Euclério Sampaio (PDT), José Esmeraldo (de saída do PR), Gilsinho Lopes (PR), Solange Lube (PMDB) e Hércules Silveira (PMDB).
 
Dois extremos
Essa da escola de samba Independentes de São Torquato mudar o enredo que tinha como tema os quilombolas do Estado para uma homenagem ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB), é de matar. Com direito a carro especial e tudo mais? A propósito, homenagear ex-governador é novidade.
 
Dois extremos II
A escola diz que a mudança ocorreu por conta de dificuldades financeiras. Bom, duvido que seja somente esta a questão, mas uma coisa é certa: desse assunto Hartung entende. Sente o drama: “o grande arquiteto do universo determinou que uma águia altaneira, num voo iluminado, descortinasse o Espírito Santo...”
 
Dois extremos III
Agora imagine isso em ano de eleição. Hartung não dá ponto sem nó. 
 
Férias prolongadas
O ex-prefeito de Aracruz Ademar Devens (PMDB) está gostando de ficar de “pernas para o ar”. Conseguiu prorrogar por mais dois meses os efeitos de uma portaria que lhe concedeu licença para tratar de questões particulares, sem remuneração. Devens é médico do Estado. 
 
Repeteco
Se o governo federal não abrir as negociações sobre a pauta trabalhista, as centrais sindicais ameaçam nova greve geral no dia 30 de agosto. Antes disso, novas paralisações. 
 
Nas redes
“Quaisquer negociações com os coronéis e o comando da Polícia Militar do Espírito estão cortadas. A deslealdade e a falta de flexibilidade deles geraram isso”. (Anonymous ES – Facebook”).
 
PENSAMENTO:
“As mentiras e meias verdades geram uma mentalidade retorcida, deformam a personalidade e impedem que as pessoas tirem conclusões e façam avaliações realistas”. Mikhail Gorbatchev

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/