Quinta, 28 Março 2024

Lavanderia tucana

Nesta quinta-feira (30), o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) dá mais um passo em direção ao seu retorno ao ninho tucano, uma movimentação que já vem sendo dada como certa por seus aliados. Para isso, Hartung vem criando condições políticas na eleição deste ano.



Se em Vitória ele pega carona na candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas, o que fortalece o partido em nível estadual, o ex-governador também reforça os quadros do partido com seu capital político e traz do interior algumas vitórias que darão musculatura ao ninho tucano.



Externamente, a adesão de Hartung fortalece a imagem do partido que saiu desgastado das últimas eleições. Hoje tem 12 prefeitos, um deputado federal e está sem representação na Assembleia. Ter o ex-governador no partido ajuda muito nessa retomada de equilíbrio político que o partido precisa para se restabelecer como força política no Estado.



Mas, internamente, nem tudo são flores. Em sua passagem pelo partido e o tratamento dado ao partido quando Hartung era governador criaram uma série de incompatibilidades com várias lideranças. Se nas ruas os tucanos sorriem ao falar da possibilidade de ter novamente o ex-governador entre seus quadros, dentro da sede do partido a situação é tensa.



Até porque a chegada do grupo de Hartung ao PSDB já não está sendo de um jeito muito delicado, com seus emissários tomando de assalto o controle da campanha de Luiz Paulo.



O problema é que Hartung não é um político de partido e sim de grupo, e quando entra em uma legenda, leva seu grupo para tomar o controle da sigla, assim como fez com o PMDB. O PSDB precisa crescer e Hartung é uma liderança que pode ajudar, mas será que os tucanos estão dispostos a pagar o preço?



Fragmentos:



1 – A denúncia de contaminação do levantamento da Enquet, em Linhares (norte do Estado), é mais um golpe na credibilidade dos institutos Enquet e Futura, que vem caindo a cada eleição. Por isso mesmo, os candidatos buscam fora do Estado informações sobre suas reais situações no campo eleitoral.



2 –A disputa em Ecoporanga (noroeste do Estado), que já estava muito acirrada entre o prefeito Elias DalCol (PSD) e o petista Pedro Costa, agora deve pegar fogo com a denúncia do Ministério Público Estadual sobre improbidade que teria sido cometida pelo prefeito.



3 – Continua a saga dos empresários que refutam em investir nas campanhas eleitorais. O medo é de que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) investigue a vida pregressa das empresas.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/