terça-feira, julho 1, 2025
21.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Lenha na fogueira

Interessantes as “coincidências” que marcaram esse domingo (24) de eleições no Estado. Não só referentes ao local em que ocorreram a apuração da disputa do diretório do PT de Vitória e o congresso que reconduziu o prefeito Luciano Rezende ao comando do PPS no Estado, na Câmara de Vitória, mas também aos movimentos que resultaram desses encontros. A eleição do secretário de Estado de Turismo, Alexandre Passos, à presidência do PT na Capital, fortalece ainda mais o grupo de João Coser, consequentemente, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que pretende isolar o governador Renato Casagrande na eleição de 2014. Do outro lado, Luciano tratou logo de antecipar o apoio ao presidenciável Eduardo Campos (PSB), o que soou estratégico e como resposta, em nome de Casagrande, às articulações do grupo adversário. Com o tal discurso de unanimidade do governador, quem faz as vezes de interlocutor é exatamente o prefeito, aliado de primeira hora de Casagrande. O “toma lá, da cá” reforça a disputa entre as principais forças políticas no Estado. A briga é boa.
 
Respirou aliviado
A propósito, depois do sufoco, Passos conseguiu permanecer no comando no diretório do PT em Vitória. Max Dias deu trabalho, hein!
 
Dá choque
A imprensa nacional também sinaliza apoio do PDT a Eduardo Campos. No Estado, porém, a história muda de figura. O “dono” do PDT, Sérgio Vidigal, vai colar no partido de seu principal adversário, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos? 
 
Dupla
Embora em campos partidários opostos, os vereadores de Vitória Marcelão Freitas (PT) e Luiz Emanuel Zouain (PSDB) se unem para promover, na noite desta segunda-feira (25), audiência pública sobre ações de segurança voltadas a Jardim da Penha, bairro onde moram e atuam como lideranças. Debate será na EMEF Eber Louzada, às 19 horas, com a participação da Associação de Moradores de Jardim da Penha (AMJAP). 
 
Prazo de validade
Resta saber até quando vai essa parceria entre Marcelão e Zouain. Ao que tudo indica, no que vem o tucano será candidato à Assembleia Legislativa, assim como Alexandre Passos, aliado de Marcelão. Rapidinho acaba a amizade.
 
Problemão 
Também na noite desta segunda, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), realiza mais um encontro de seu Gabinete Itinerante, às 18h30, na praça Maria Ortiz, região de Grande Goiabeiras. A segurança é, mais uma vez, um dos assuntos em pauta. 
 
Apareceu
O Tribunal de Contas aprecia, nesta quinta-feira (28), as contas do deputado estadual Claudio Vereza (PT) referentes ao período em que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa. O ano ainda era o de 2003. Finalmente!
 
Apareceu II
Semana passada, a coluna voltou a falar da demora de julgamentos desse tipo, que dormem nas gavetas da corte de Contas. Prestação de Vereza não é o único caso. Ah, o relator do processo é o conselheiro José Antonio Pimentel, que está enrolado até o pescoço.
 
Desrespeito
Os deputados da Comissão de Segurança da Assembleia ficaram a ver navios nesta segunda-feira (25). É que eles não puderam realizar a audiência pública para debater a polêmicas do “bico” por militares. As autoridades públicas simplesmente não compareceram. 
 
Desrespeito II
Nomes dos faltosos: secretário de Segurança, André Garcia; comandante geral da PM, coronel Edmilson dos Santos; chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio Júnior; e comandante dos bombeiros, coronel Edmilton Ribeiro. Serão, agora, convocados. Que situação…
 
140 toques
“Roda de conversa da secretaria de mulheres da CUT, com o tema: violência contra a mulher, tolerância nenhuma”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Democracia não é só o direito de ser igual. É também o igual direito de ser diferente”. Shimon Perez

Mais Lidas