terça-feira, julho 1, 2025
24.9 C
Vitória
terça-feira, julho 1, 2025
terça-feira, julho 1, 2025

Leia Também:

Lutar sempre; desistir nunca; discriminar jamais

Começa a contagem regressiva para a Semana de Cidadania de Vitória. Esse ano promete momentos de reflexão e debates, a exemplo do que aconteceu no município da Serra semana passada. Veja a programação.
 
Começa domingo, 24, no Parque Pedra da Cebola com piquenique organizado pelo grupo Cores, o encontro está marcado para as 14 horas e, como sempre, vai se tornar um encontro festivo. Uma verdadeira confraternização de fim de ano.
 
Já na segunda, 25, na Escola Estadual Maria Ortiz, que fica na Rua Francisco Araújo, no Centro de Vitória, uma roda de conversa sobre a diversidade sexual, começa ao meio-dia e vai até uma da tarde. O evento é organizado pelo grêmio Chê Guevara.
 
Às 7 da noite, na Escola Municipal Prof. Dr. Armando Serafim de Oliveira, que fica na Rua Maria de Lourdes Poyares Labuto, número 365, em Jardim da Penha, acontece a palestra “Enfrentamento a Violência contra as mulheres – heterossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais”. O público alvo são os alunos do EJA – Educação para Jovens e Adultos.
 
Terça, 26, a semana continua no Salão Azul na UFES – fica atrás do EDU 9 – com a palestra diálogos Estranhos – Conversa sobre o corpo, identidade de gênero e Transexualidade. Começa às 11 horas.
 
Na Quarta, 27, começa às 7 da noite com o seminário “Por uma nova política”. Uma organização do grupo estudos e pesquisas em sexualidades – GPESS. Acontece no IC IV que fica no Centro de Educação da UFES, 2º andar, sala 25. E às 10 da noite no programa “Praia do Phil”, que vai ao ar pela rádio Universitária 104.7, acontece a entrevista com um infectologista tirando duvidas sobre Doença sexualmente transmissíveis. O programa também pode ser ouvido pelo site:www.universitariafm.ufes.br.
 
Dia 28, quinta feira, no Quality Hotel Aeroporto, que fica na Rua Adalberto Simão Nader na Mata da Praia, vai acontecer das 8 da manhã às 5 da tarde o seminário “Saúde da população LGBT” para um público estimado de 150 pessoas. Será disponibilizados coffee break e almoço. Às 7 da noite tem a sessão do Cine Clube da Diversidade no Arquivo público de Vitória, que fica na Rua Sete, no Centro, ao lado do Palácio da Fonte Grande, com dois filmes: “Sob o mesmo céu” e “O pacote”.
 
O grande momento vai acontecer no domingo, dia 1º de Dezembro, na praia de Camburi, na altura do Píer de Iemanjá, a partir de uma da tarde. O IV Dia de Cidadania LGBT; com orientações sobre o direito do consumidor num stand do Procon de Vitória, também orientações jurídicas sobre o casamento homoafetivo, serviço de atendimento a vitimas da violência e discriminação, em meio a ações de esclarecimentos e prevenção a DSTS. Também cortes de cabelo, maquilagens e brincadeiras especiais para crianças como animação, contadores de histórias e cama elástica.
 
Em seguida acontece o VIII Manifesto LGBT de Vitória, uma caminhada com manifestações políticas, culturais, shows de Drag Queens e DJs. Em toda a semana haverá a presença do interprete de libras Abner Henrique Santos e arrecadação de alimentos para a casa “Sagrada Família” de apoio a crianças vivendo com o HIV. Detalhes da semana de Cidadania LGBT você consegue pelo telefone: (27) 997659888. Participe e divulgue. A sua presença já é um ato de militância, e não esqueça o tema desse ano – “Lutar sempre, desistir nunca, discriminar jamais”.

Luiz Felipe Rocha da Palma (Phil Palma) é publicitário. Nas “horas vagas” (às quartas) comanda o programa “Praia do Phil” pela Rádio Universitária FM, onde defende os LGBTs e denuncia a homofobia. Fale com o autor: [email protected]

Mais Lidas