
Algumas considerações sobre as informações que circulam no mercado político colocando o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), na condição de mediador de um “movimento de conciliação” entre o governador Paulo Hartung e seu adversário Renato Casagrande (PSB), como divulgado em A Tribuna. Primeiro, lideranças políticas têm certeza que os dois ainda têm muito chumbo a trocar, portanto, a missão, por ora, é tipo daquelas impossíveis. Do futuro, tratando-se de política, nunca dá para colocar a mão no fogo. Segundo, Audifax não é apontado como o nome adequado para fazer essa ponte. Além de ciscar nos dois lados e titubear de acordo com a conveniência, se bobear com um pezinho a mais até para o lado de Hartung, o prefeito reeleito da Serra construiu sua história política num episódio de ingratidão ao seu “criador”, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), de quem virou adversário número um. Está longe, como sentenciam nos bastidores, de se colocar como o político capaz de resolver a principal e maior pendenga política consolidada no Espírito Santo. De fato, não é pra tanto.
Mosquitinho
Notícias da Rádio Corredor da Assembleia: o presidente Theodorico Ferraço (DEM) está tão, tão estressado com a ameaça de não lograr êxito em mais uma reeleição ao comando da Casa, que não pode ver uma roda de deputados ou conversa de pé de ouvido que logo se aproxima para sondar sobre o assunto. Mais um sinal de que as articulações para a eleição à Mesa Diretora estão rolando solta.
Sei!
Quem vê o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), falando da criação do Refúgio de Vida Silvestre em Fradinhos, nem imagina o tanto que ele enrolou para concretizar o processo, apenas por “picunha” política. Agora ele se diz emocionado, mas já poderia ter assinado o ato desde o ano passado, e só não o fez para tirar o bônus das mãos do então secretário de Meio Ambiente, Max da Mata (PDT), que deixou o cargo rompido com o ex-aliado.
Sei II!
Quando Max deixou o cargo, já havia marcado a consulta pública para a criação não só desta unidade de conservação (UC), mas de outras duas (Lagoa da Pedra e da Baía das Tartarugas). A prefeitura, porém, simplesmente cancelou os eventos por três vezes, sem qualquer justificativa. Passado o tempo, com o assunto já frio, veio a assinatura.
Oficial
Mais uma diplomação marcada, desta vez do prefeito eleito em Vila Velha, Max Filho (PSDB). Será na próxima quinta-feira (15), às 14 horas, na UVV. Na Serra, como já dito aqui, será na terça-feira (13).
Vitrine
Ainda no município, a demarcação dos terrenos de Marinha foi suspensa, mas a Câmara não quer deixar um assunto rentável politicamente como esse morrer. Na sessão dessa quarta-feira (7), foi aprovada em regime de urgência projeto de Osvaldo Maturano (PRB) que cria a Frente Parlamentar Contra a Cobrança da Taxa de Marinha. Detalhe: por tempo indeterminado. Imagina se não vai render…
Recaída
O juiz Carlos Eduardo Lemos não consegue mesmo correr pela orla com apenas dois seguranças na sua escolta. Nesta semana, já voltou aos velhos tempos. Ao invés da dupla dos últimos dias, surgiu rodeado por quatro policiais. Qualquer dia aparece o quinto para completar a cena repetida há 13 anos, desde o crime do juiz Alexandre Martins. Um na frente, dois ao lado e outros dois atrás, somente na corridinha matinal.
Destaque
O jornalista de Século Diário, Nerter Samora, foi homenageado na noite dessa quarta-feira (7), na Assembleia, em sessão solene realizada pelo deputado Sandro Locutor (Pros). Repórter da editoria de Justiça e há 14 anos em SD, Nerter recebeu placa de reconhecimento pelo desempenho da função. Outros 36 profissionais da área foram homenageados.
Feriadão
A folga do Dia da Justiça é nesta quinta-feira (8), mas o Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual (MPES) resolveram dar aquela esticada. Só retornam na segunda (12), ao contrário dos demais – Justiça e Ministério Público Federal, do Trabalho e Eleitoral -, que têm expediente normal nesta sexta-feira (9).
140 toques
“Se o jovem começar a contribuir aos 21 anos, só terá direito a aposentadoria integral aos 70 anos. Esta é a Deforma da Previdência de Temer!”. (Deputado federal Givaldo Vieira – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal”. Oscar Wilde