Sexta, 19 Abril 2024

Mal das pernas



 



 A disputa à prefeitura de Vitória é o quente do processo eleitoral deste ano, por colocar em jogo importantes destinos políticos. Principalmente o do PSDB, que depende da vitória de Luiz Paulo Vellozo Lucas para recuperar o tempo perdido. Para isso, o partido precisa realocar o ex-prefeito no cenário. Luiz Paulo já abriu mão de importantes projetos por conta da aliança com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) – queria ser senador, mas foi rebaixado a deputado federal, depois tentou o governo, mas tomou de lavada de Renato Casagrande, que virou o candidato de Hartung. Levar a prefeitura da segunda vitrine política do Estado virou, portanto, questão de sobrevivência. O PSDB, de um total de 12/13 prefeituras, luta para emplacar 6/8, na melhor das hipóteses. Em Vila Velha, que seria outro importante degrau político, Max Filho vive momento dramático. Embora o esforço de Luiz Paulo agora seja liquidar a fatura no primeiro turno, o clima é outro. A convicção é de que haverá nova disputa. E ai o buraco será mais embaixo. 



Balanço
A necessidade de garantir o segundo turno na Capital foi a tônica do debate realizado nesta sexta-feira (28), pela Rede Tribuna. Bombardeado pelos adversários, Luiz Paulo não fez bem o dever de casa. Já Luciano Rezende (PPS) foi repetitivo e pecou pela omissão, perdendo uma grande oportunidade. O que acabou consolidando a previsão inicial, de embate entre o PSDB e o PT da candidata Iriny Lopes. A petista partiu para cima do ex-prefeito. 
 
Mais...
Entre os franco-atiradores, Gustavo De Biase, do Psol, demonstrou preparo para embates. 
 
Dianteira
A propósito, no comparativo, a Rede Tribuna está melhor nos debates eleitorais deste ano. Além do horário de transmissão adequado, também é de bom gosto o tom dado aos confrontos entre candidatos. Vale o registro.
 
Colou
Justiça seja feita, o único jingle que gruda na cabeça entre os candidatos em Vitória é o do deputado estadual Luciano Rezende (PPS). É igual música ruim. Basta ouvir uma vez.
 
Por falar no PPS...
A nova cartinha enviada para casas de moradores de Vitória pelo candidato à reeleição, o vereador Fabrício Gandini, tem a participação especial do deputado federal e candidato a prefeito na Serra, Audifax Barcelos (PSB). O socialista pede voto para Gandini, dizendo que confia no vereador e “assina embaixo”. Detalhe: o PSB está na chapa de Iriny Lopes (PT). 
 
Missão difícil
Não se pode negar que em pelo menos uma área Tião Barbosa (PMDB) logra êxito. Ele se sobressai como marqueteiro do candidato a prefeito em Vila Velha, o deputado estadual Rodney Miranda (DEM). O demista saiu da condição de praticamente um poste, para mostrar preparo em aparições públicas. Mérito de Tião. 
 
A um passo
O prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado), Jorginho Donati (PSDB), não deve nem dormir à noite mais, diante da possibilidade de não disputar a reeleição este ano. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) fechou ainda mais o cerco, consolidando outros dois votos em favor da cassação do registro do tucano. Por essa, certamente, Donati não esperava. Ele está acostumado a impunidades. 
 
Ufa!
Depois de um longo e tenebroso inverso, o site da Assembleia Legislativa está novamente no ar. Probleminha difícil de resolver hein?!
 
140 toques
“O que Luiz Paulo tem feito com o vice de Luciano Rezende é deprimente, Waguinho é um homem de bem. Cuidado LP, já vi muito gigante cair!”. (Secretário de Estado de Esportes – Vandinho Leite – PR – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem". Victor Lasky

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/