Sábado, 04 Mai 2024

Maldita Geni!

A Assembleia Legislativa começa a sentir o peso do desgaste político de ter pagado para ver a reeleição do presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), mesmo estando o demista em meio a um escândalo de fraude em prefeituras. Ferraço foi beneficiado com o arquivamento da denúncia no Ministério Público Estadual (MPES), mas o estrago já havia sido feito, não só na imagem do presidente, mas do restante do plenário.



Nos meios políticos a Assembleia é conhecida como a "Geni dos poderes". A população não entende – e isso há muito tempo – qual é a função dos deputados e, mesmo sem entender, acha que ela não cumpre seu papel. Os deputados se defendem atrás da justificativa da falta de espaço para suas atividades. A atuação dos deputados é limitada, é verdade. Mas também falta postura aos parlamentares.



Têm medo da imprensa, essa é a verdade. E tremem na base diante de qualquer crítica vinda dos meios de comunicação, alguns deles com o objetivo claro de desviar o foco de problemas que atingem seus protegidos e voltá-los para a sempre frágil Assembleia. Mas todo mundo aceita e cria-se um reboliço na Casa.



Querem se defender e para isso usam e abusam do termo “economia”, que o Legislativo capixaba é um dos mais baratos do Brasil, e que os deputados estão trabalhando, sim, ajudando na governabilidade do Executivo.



Mas, seria esse mesmo o papel da Assembleia? Há quantos anos não é feita na Casa uma CPI? Elementos para isso não faltam. As denúncias transbordam, mas os deputados fazem de conta que não veem. E pior, diante de uma ameaça à tão frágil sustentação da Casa preferem o corporativismo e a subserviência. Têm medo de cortar na carne e expor para a sociedade seu lado problemático.



Entre votos de congratulações, indicações ao governador e sessões solenes e especiais, os deputados fazem de conta que legislam. Mas há uma década venderam sua independência em troca de emendas e cargos. Agora, sofrem as pedradas vindas do eleitorado. Mesmo assim, fazem de conta que não veem o grito que vem das ruas e continuam mantendo um sistema que nesses 10 anos só trouxe prejuízo para eles mesmos. Lamentável!





Fragmentos:



1 – Nesta sexta-feira (15), às 9 horas acontecerá uma audiência pública na Câmara de Vitória sobre Moradores em Situação de Rua em Vitória. A proposição é do vereador Wanderson Marinho (PRP).



2 – Nesta quinta-feira (14), às 19 horas, acontece a Assembleia Geral dos Estudantes da Ufes. Em pauta a eleição da comissão eleitoral para a disputa pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).



3 – Entre os eleitores de Marcos Feliciano (PSC) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minoria estava a deputada Lauriete, correligionária do pastor.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/