domingo, agosto 31, 2025
22.9 C
Vitória
domingo, agosto 31, 2025
domingo, agosto 31, 2025

Leia Também:

Manda quem pode…

 
A mudança na candidatura ao Senado do governador Renato Casagrande pelo ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PV) forçou a entrada do presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Carlini (DEM), na disputa a deputado federal. A manobra, arquitetada pelo prefeito Rodney Miranda (DEM) e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), cabeça do palanque adversário, pretende ocupar o espaço que seria delimitado por Neucimar no município como candidato à Câmara dos Deputados, impedindo, assim, a migração de seus votos para o também ex-prefeito Max Filho (PSDB). Na disputa a federal, a previsão de observadores era que Neucimar e Max conquistassem cerca de 40 mil votos cada. Com Neucimar subindo para o Senado, a tendência seria Max herdar esse eleitorado sozinho. Carlini entra para dividir, valendo-se da condição de ter uma vida política em comum com Neucimar, já que durante anos foi aliado e correligionário do verde no PR, antes de debandar para o lado de Rodney. Embora o PSDB esteja coligado com Hartung, Max nunca escondeu sua insatisfação com essa aliança e tem desavenças antigas com o ex-governador. A atual movimentação repete a intenção de Hartung de inflar outros candidatos da coligação para esvaziar a campanha de Max. Tudo o que o ex-governador não quer é ver o desafeto campeão em Vila Velha. 
 
Pequeno
A candidatura de Carlini não tem pretensões além desta. O tamanho do vereador não é para uma disputa à Câmara dos Deputados. Fora isso, a coligação DEM-PSDB-SDD-PMDB-Pros não dá para quem quer. Previsão é de fazer três cadeiras.
 
Vulnerável
Nessa jogada, Carlini atuará também como candidato-escudo de Rodney. Com gestão mal das pernas e pra lá de queimado com o eleitorado, os ex-prefeitos vão deitar e rolar nesta eleição.
 
Troca
Como o presidente da Câmara assinou o livro de candidaturas do DEM, sua entrada no pleito pode ocorrer em substituição a outro candidato do partido que renunciar, ou em caso de indeferimento de candidatura. Isso pode ser feito até o dia 6 de agosto. O DEM tem dez candidatos a deputado federal. Alguns ilustres desconhecidos.
 
Outros carnavais
Carlini, não é novidade, faz tudo que o mestre manda. Em maio deste ano, promoveu a candidatura ao Senado do ex-prefeito João Coser (PT) na Câmara. Fez palanque no site institucional e ainda declarou “tendência de apoio” dos 17 vereadores ao petista. A iniciativa foi vista, à época, como um recado de Hartung a Neucimar, que já manifestava desejo de ser o candidato ao Senado de Casagrande.
 
Vai pegar
Já tem sugestão para o slogan de campanha de Carlini: “faço qualquer negócio”.
 
Divisão
Dentro da seara do governador Renato Casagrande, há um grupo que defende a permanência na pasta do secretário de Estado de Segurança, André Garcia, e outro sua saída. Quem leva?
 
Divisão II
Remanescente do governo Hartung e homem de confiança do prefeito Rodney Miranda, a manutenção de Garcia na Sesp é brincar com fogo. A segurança é questão central desta campanha. Embora a herança de Hartung na área seja maldita, se depender do secretário, nada respingará no governo passado.
 
Título: meia-sola
Nota do colunista Ilimar Franco, em O Globo, nesta terça-feira (15). “Os petistas se deram mal no Espírito Santo. Eles desistiram do governador Renato Casagrande e foram abandonados por Paulo Hartung. O ponto de apoio da presidente Dilma será o candidato ao Senado João Coser”.
 
Saúde
O médico naturalista Marco Ortiz oferece mais um curso sobre alimentos funcionais nestas quarta e quinta-feiras (16 e 17), das 18 às 22 horas, no restaurante Sol da Terra, Hortomercado, Vitória. É uma receita melhor do que a outra.
 
140 toques
“Votei contra operação de crédito de US$ 280 milhões para o RS. É irresponsável a política do governo federal de promover endividamento dos estados”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A morte nunca pega o homem sábio de surpresa”. La Fontaine

Mais Lidas