
A pesquisa Enquete/A Tribuna publicada nesse domingo (18) era tudo o que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), precisava neste momento para tentar levantar sua moral de gestor público. Sem entrar no mérito dos números, o levantamento virou a boia de salvação do prefeito, que não perdeu tempo em correr para as redes sociais. Tanto para se promover como responder a críticas. Acontece que Luciano divulgou o resultado do levantamento como bem lhe convém. Além da projeção de intenção de votos na disputa de 2016 na Capital, que coloca Luciano atrás do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), a pesquisa avaliou a opinião da população sobre a cidade. Não há questões sobre o prefeito como gestor, e sim se Vitória é bem cuidada (65% acham que sim) e se tem qualidade de vida aprovada (59,4% consideram excelente e boa). Luciano pegou esse índice do primeiro quesito e já saiu anunciando que 65% da população aprovam sua “Gestão Compartilhada”. Forçou. E lá mesmo, nas redes, foi criticado. Teve gente dizendo que a pesquisa foi realizada em bairros nobres e também não faltaram questionamentos sobre qualidade de vida, numa cidade tomada pelo pó preto. Luciano rebateu. Espalha a pesquisa aos quatro cantos e agora quer convencer que está “bombando”. Há controvérsias.
‘Detalhe’
Um dado que chama atenção é que a pesquisa explorada por Luciano foi realizada na última terça-feira (13), no olho do furacão do programa Integra Vitória. A insatisfação motivou uma série de protestos dos moradores prejudicados, que resultaram em desgaste para o prefeito. Neste dia aí mesmo, teve mobilização.
Antipropaganda
Por falar nisso, os micro-ônibus das linhas que retornaram ao sistema antigo estão circulando por Vitória com uma placa na frente escrito “Não Integra”. Não, mesmo! Daqui a pouco vira meme na internet.
Repeteco?
O jornalista e consultor político Tião Barbosa tem sido visto com frequência pelos corredores da prefeitura de Vila Velha. Vai repetir a dose e fazer a campanha do prefeito Rodney Miranda (DEM) à reeleição? Deu certo na última vez. Agora…
Holofotes
Depois de meio sumido de cena, o casal Paulo Hartung (PMDB) e Cristina Gomes voltou ao centro dos holofotes, com fotos nas redes sociais e etc. Na recente aparição, foi para recomendar visita a exposições, área que a primeira-dama adora.
Vitrine
Aliás, Hartung foi acompanhado de uma comitiva para Jaguaré nesse final de semana para visitar as obras de restauração da ES-430, trecho Jaguaré-Água Limpa. Além do secretário chefe da Casa Civil, Paulo Roberto, levou os deputados estaduais que têm reduto na região, Gildevan Fernandes (PV) e Enivaldo dos Anjos, e ainda o deputado federal Jorge Silva (PDT). O oba-oba ficou completo com o prefeito aliado, Rogério Feitani (PMN).
Prioridade
Na hora de extinguir sete das oito audiências públicas do projeto de Orçamento do Estado, a justificativa dada pela Assembleia Legislativa é a economia em momento de crise. Mas caixa para gastos com homenagens em plenário, tem. Nesta segunda-feira (19) foi homologado o resultado da licitação que contratou a empresa Logoled Comunicação e Design para confecção daquelas placas entregues nas sessões solenes. Valor: R$ 38,1 mil.
Festival
A propósito, haja pedidos de criação de frentes parlamentares e comissões especiais na Assembleia. Somente nesta segunda-feira, quatro pedidos para comissões de “gases poluentes na indústria automobilística”, “Plano Estadual de Mobilidade Urbana” e “Automedicação” e “reserva de água”.
Festival II
O problema é que o resultado dessas comissões ninguém sabe, ninguém vê. Só servem mesmo de vitrine. Nada mais.
Nas redes
“É fundamental pressionar senadores e deputados para a aprovação no novo piso do magistério”. (Deputado estadual Sérgio Majeski – PSDB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Não importa o rótulo com que você chega ao poder, mas o que você faz quando chega ao poder”. Bill Clinton