Segunda, 29 Abril 2024

Mergulhou

Na tumultuada sessão do Congresso Nacional dessa quinta-feira (19), quem reapareceu à cena política foi o senador Ricardo Ferraço (PMDB), que andava sumido. Ferraço se casou recentemente, mas para os meios políticos não foi só por causa da lua de mel que ele ficou fora das movimentações políticas dos últimos dias.



Depois da eleição deste ano, em que dividiu o palanque Estado afora com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), o senador deu a famosa mergulhada. É que Hartung não saiu vitorioso do processo, muito pelo contrário, em alguns casos, como em Vitória, acabou pesando no palanque de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), e é apontado como um dos responsáveis pela derrota tucana.



A forte identificação de Ricardo Ferraço com Paulo Hartung traz para o senador o compartilhamento desse desempenho. Daí o melhor foi sair de cena para evitar a exposição pública, o que reforçaria o compartilhamento da derrota de Hartung.



O fato é que o mercado político esperava uma movimentação com mais visibilidade de Ricardo Ferraço na disputa deste ano. Mas com Hartung no palanque, ele passou a ser figurante, o que não o exime do ônus pelas derrotas do protagonista.



Paralelamente a isso, o pai do senador, o presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM), mudou sua postura, o que, querendo ou não, afeta as movimentações de Ricardo Ferraço. Theodorico abrandou seu temperamento com o governador Renato Casagrande, depois de ser atendido no pleito da disputa pela reeleição à presidência da Casa.



Essa saída estratégica é fundamental para que o senador busque descolar sua imagem e recomponha seu capital. Em um cenário em que Renato Casagrande conseguiu consolidar sua unanimidade, não há nada a ser feito por Ricardo em 2014.



Forçar um espaço no próximo ano seria um erro e ele tem mandato até 2018, quando o cenário eleitoral será bem diferente no Espírito Santo.  Como bem diz o versículo bíblico: “há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu”.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/